publicidade
07/03/20
(Foto: Artes/ SBT Nordeste)
(Foto: Artes/ SBT Nordeste)

Mulheres na torcida: no dia delas, a importância da presença feminina no estádio

07 / mar
Publicado por Letícia Saturnino em Futebol às 20:58

Domingo (8) é dia de celebrar aquelas que sempre se fizeram presentes na vida de todos: as mulheres. Mas, nos estádios, nem sempre foi assim. Em alguns lugares do mundo, a presença feminina nos estádios é proibida. Como se fosse um crime.

No Irã, a justificativa para a “não-presença” delas no estádio é que, segundo o procurador geral do país, Mohamed Jafar, isso serve para “protegê-las das grosserias de um homem. A fala é de 2018. Mas porquê protegê-las de algo que deveria ser um direito de todos? Ah, se todas as mulheres tivessem a chance de ir ao estádio ao menos uma vez na vida, sentir a atmosfera de um jogo de futebol, torcer, gritar, sorrir, chorar, pelo time que ama…

No Brasil, cada vez mais está se popularizando as torcidas femininas. Esse tipo de movimento dá, sem dúvidas, mais segurança para elas. Claro que ainda falta muito para nós, mulheres, termos a mesma sensação de proteção que um homem tem ao entrar no estádio. Quem sabe, um dia, chegamos lá.

O fato é que os movimentos das torcidas femininas vêm permitindo que, cada vez mais, torcedoras que antigamente jamais cogitariam entrar num estádio pelo fato de estarem sozinhas, agora possam viver a atmosfera de uma partida de futebol.

A inclusão está acontecendo. Aos poucos. Mas ainda falta muito. Ter mulheres no estádio é muito mais que um simples movimento de inclusão, é um direito. Ver mulheres no estádio é revolução. É ter certeza de que a luta de todas elas está valendo a pena.


FECHAR