publicidade
13/03/20
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem

Em jogo difícil, Santa Cruz vence Botafogo-PB e se mantém vivo na Copa do Nordeste

13 / mar
Publicado por Letícia Saturnino em Copa do Nordeste 2020 às 13:57

Em mais um jogo daqueles de tirar o fôlego na Copa do Nordeste, Santa Cruz e Botafogo-PB protagonizaram um dos duelos mais emocionantes da primeira fase da competição, nesta quinta-feira (12), no Estádio do Arruda, em Recife, pela sétima rodada. Era uma decisão para ambos os times, porém com pesos um pouco diferentes. Para o Belo, valia a classificação assegurada com uma rodada de antecedência; para o Santa Cruz, valia a permanência ou não na competição. O Santa Cruz precisava de uma vitória a todo custo para chegar vivo na última rodada.

E foi o que aconteceu. Em um jogo onde a arbitragem se sobressaiu ao espetáculo, o Tricolor do Arruda conseguiu uma vitória larga, porém se engana quem pensa que o placar de 3×0 refletiu o que aconteceu dentro das quatro linhas.

Saiba mais: Vitória e River-PI se enfrentam pela 7ª rodada da Copa do Nordeste

Saiba mais: Partida entre América-RN x Bahia, pela Copa do Nordeste, sofre mudança de horário e terá portões fechados

O jogo

Itamar Schulle surpreendeu na escalação, mandando uma equipe bem ofensiva para o jogo. Precisava da vitória e ir para cima do Botafogo-PB. Assim o fez, com um quinteto formado por Didira, Chiquinho, Patrick, Victor Rangel e Pipico. O camisa nove, inclusive, estava buscando o jogo desde o começo, saindo da área, ajudando na criação e também finalizando. Com o Tricolor atrás do gol, logo ele saiu.

Aos 19 minutos, em cobrança de escanteio, Pipico foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. O artilheiro foi para a cobrança e converteu. Porém, daí em diante, o roteiro do jogo mudou drasticamente por conta da arbitragem ruim do cearense Léo Simão Holanda. Primeiro aos 21, em lance que Didira chegou com o pé alto na disputa com Christianno, mas não atingiu o atleta do Botafogo-PB. Lance ríspido, que cabia o amarelo. O árbitro tirou o vermelho do bolso e expulsou o meia coral, para revolta dos tricolores.

Daí em diante, o clima piorou. Ele deixou de marcar falta dura que Toty sofreu no meio-campo e, no decorrer da jogada, marcou outra a favor do Belo. Com muita reclamação por parte da comissão técnica do Santa, o preparador de goleiros do Tricolor acabou expulso. Em outro lance de reclamação, foi a vez de Itamar Schulle. Sem sair da área técnica, Léo Simão Holanda chamou a polícia para retirar o comandante do Mais Querido. Muita confusão e uma atmosfera desnecessária criada pela arbitragem.

O técnico do Botafogo-PB, Evaristo Piza, aproveitou que estava com um a mais, sacou o volante Wellington Cezar e colocou o atacante Dico. Porém, mesmo com a vantagem, o Belo se mostrou inoperante. Sofreu para criar jogadas e tinha a posse de bola, mas não levava perigo à meta de Maycon. Arriscou chutes de média distância, todos mandados para fora. O Santa ainda teve uma oportunidade com Pipico, de falta. Mas o atacante chutou por cima da meta.

Segundo tempo

O Botafogo-PB seguiu buscando o ataque. Insistiu nos dez primeiros minutos, mas novamente sem eficiência. Desta forma, o técnico tornou o time ainda mais ofensivo. Colocou mais dois atacantes na partida para tentar mudar o panorama. Com espaço, o Santa chegou a ter chance com Patrick, aos 10 minutos, que recebeu de Pipico pela direita, mas bateu por cima do gol.

Aos 16, em jogada individual, Victor Rangel carregou pela esquerda e bateu cruzado para grande defesa de Felipe. A resposta do Belo veio no minuto seguinte, com Everton Heleno. O volante arriscou da intermediária e Maycon Cleiton foi buscar no cantinho. Aos 22, Chiquinho arriscou de falta e a bola assustou o goleiro.

Aos 37, Maycon Cleiton fez uma defesa que valeu como um gol. Pimentinha cruzou pela esquerda e Dico cabeceou forte. O goleiro se recuperou no lance e salvou o Tricolor. Aos 39, o Santa respondeu. Júnior fez grande jogada pela esquerda e cruzou para Chiquinho, que bateu travado com a zaga e Felipe conseguiu defender no canto. A pressão do Botafogo-PB seguiu muito forte até o fim, com o Santa se defendendo da maneira que podia. Aos 46, Chiquinho saiu na cara de Felipe, tentou driblar o goleiro e Felipe salvou. Tentou no rebote e o arqueiro pegou novamente.

Mas a redenção veio para Jeremias. André puxou contra-ataque aos 47 minutos e lançou o meia. Com frieza, ele cortou o zagueiro e bateu no canto de Felipe. Ainda deu tempo de ampliar. Em outro contra-ataque, aos 49, Jeremias recebeu e bateu cruzado, de pé esquerdo, para balançar as redes mais uma vez. Uma vitória na raça.

Situação na Copa do Nordeste

Com o resultado da partida, o Santa ocupa, momentaneamente, a terceira posição do Grupo B, com 10 pontos ganhos em sete jogos. Já o Belo ainda segue na liderança do Grupo A com 12 pontos, porém espera os outros jogos da rodada para ver se permanece ou não na liderança. O próximo compromisso do Santa Cruz é contra o River-PI e o Botafogo-PB enfrenta o Vitória, ambos no sábado, 21, às 16h.

#CopadoNordesteNoSBT

O SBT Nordeste, através das afiliadas na região, TV Jornal e TV Jornal Interior para Pernambuco, TV Tambaú e TV Borborema para a Paraíba, TV Aratu para a Bahia, TV Jangadeiro para o Ceará, TV Ponta Negra para o Rio Grande do Norte, TV Cidade Verde para o Piauí, TV Difusora São Luís e TV Difusora Imperatriz para o Maranhão e TV Ponta Verde para Alagoas, transmite com exclusividade a Copa do Nordeste.


FECHAR