publicidade
27/06/19
(Foto: Artes/ JC)
(Foto: Artes/ JC)

Você sabia que cada santo tem um formato de fogueira?

27 / jun
Publicado por Letícia Saturnino em São João da Tradição às 18:25

A fogueira é uma tradição indiscutível nos festejos juninos. Mas você sabia que cada um dos três santos que são celebrados nessa época do ano tem um formato de fogueira diferente? É isso mesmo. Nenhuma fogueira deveria ser igual.

A que homenageia Santo Antônio, no dia 13 de junho, tem seu formato quadrado, similar ao de um ”chiqueirinho”, como é conhecida.

Já a que celebra São João, no dia 24 de junho e é a data mais comemorada, tem sua base redonda, fazendo com que a mesma, quando acesa, fique num formato cônico.

Já a fogueira de São Pedro, que é celebrado no próximo dia 29, tem sua base triangular. Abaixo, conheça um pouco mais sobre os santos.

Leia mais: Você sabe qual o real significado da fogueira no São João?

Leia mais: Cinco receitas de comidas típicas de São João para quem é fitness

Santo Antônio

Como diz a história, Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195. Ele é o santo junino que tem o maior apelo por parte da população, já que é conhecido como o ”santo casamenteiro”. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231.

São João

O santo – que foi precursor de Jesus – ‘carrega’ o nome dos festejos juninos. Ele tem sua morte – 29 de agosto – e seu nascimento – 24 de junho – celebrados, sendo o único santo com ‘tal feito’. Foi ele quem apontou Jesus como o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo (Jo 1,29)

São Pedro

Conhecido como o ”santo do tempo”, São Pedro foi o primeiro a ser chamado por Jesus, que o convidou para deixar o barco na praia, ir caminhar com Ele, pois o faria pescador de homens. Seu dia é celebrado em 29 de junho.


FECHAR