publicidade
23/06/19
(Foto: Reprodução/ Instagram/ @Gastro_Foto)
(Foto: Reprodução/ Instagram/ @Gastro_Foto)

Cinco receitas de comidas típicas de São João para quem é fitness

23 / jun
Publicado por Letícia Saturnino em São João da Tradição às 13:15

O São João já bateu na porta do nordestino e muita gente aguarda essa época do ano apenas por causa de uma coisa: as comidas típicas. Mas e quem está de dieta ou com restrições alimentares, vai ficar só na vontade de comer as deliciosas guloseimas do festejo junino?

Bom, com as dicas reunidas pelo SBT Nordeste, você não só poderá comer, como irá guardar todas as receitas para fazer ao longo de todo ano, afinal, quem não gosta de se alimentar com o que gosta e ainda manter a saúde em dia, não é mesmo? Confira abaixo: 

Leia mais: Cinco coisas que só o São João do Nordeste tem

Leia mais: Santanna recebe ‘Os 3 do Nordeste’ no terceiro episódio do São João da Tradição

Arroz doce fit

Uma das receitas mais populares nas festas juninas é, sem dúvidas, o arroz doce. Com um sabor único, o doce é originário da ásia e chegou no Brasil através de colonizadores portugueses. Com isso, trouxe também mais ingredientes calóricos na receita, como: leite condensado e doce de leite. Mas não precisamos cortar esse prato tão especial da nossa festa, basta usar os ingredientes certos para obtermos um arroz mais leve e menos calórico.

Ingredientes: 1 copo de arroz lavado; 2 copos (400ml) de água fria; 1 litro de leite desnatado; 1 colher de sopa de adoçante culinário; 1 casca de limão; 4 colheres de sopa de leite desnatado em pó; Canela em pó para polvilhar.

Modo de preparo: Junte o arroz e a água em uma panela e deixe de molho durante uma hora; Em seguida, leve ao fogo e quando o arroz secar, adicione o leite aos poucos; Acrescente o adoçante e a casca de limão à mistura; Depois que o arroz cozinhar, retirar do fogo e adicionar o leite desnatado em pó; Finalize polvilhando com canela.

Bolo de milho fit

Originário dos índios Tupis Guaranis, a receita é conhecida pelos nativos como Mbojape e é usada em rituais de batismos. Aliás, a palavra “milho” é derivada de uma outra palavra indígena que significa “sustento da vida”. Portanto, nada melhor que um bolo de milho à mesa, não? Mas para quê se preocupar com o regime? A receita do bolo de milho fit contém uma menor quantidade de calorias e continua com seu sabor delicioso.

Ingredientes: 2 espigas de milho verde; 3 ovos; 7 colheres (sopa) de fubá; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 1 xícara (chá) de adoçante em pó para culinária; ½ xícara (chá) de óleo de canola; 1 colher (sopa) de fermento em pó químico.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador; Em seguida, despeje em uma forma de 18 cm de diâmetro untada e polvilhada com farinha de trigo; Leve para assar em forno médio pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Pé de moleque light

Um dos carros chefes das festas juninas espalhadas pelo País, o doce é um dos mais admirados e consumidos, além de ser 100% brasileiro. Produzido, geralmente, com rapadura, o doce fica altamente calórico e longe dos ideais das pessoas que buscam uma alimentação mais equilibrada. Mas claro, um doce tão tradicional não poderia ficar de fora da sua festa, né? Por isso, veja a receita abaixo e já prepare a panela para provar pé de moleque light.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de amendoim; 3 xícaras (chá) de leite desnatado; 1 colher (sopa) de margarina light; 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: Coloque o leite, açúcar, manteiga e bicarbonato de sódio em uma panela grande e leve ao fogo baixo, deixando ferver por uma hora e meia. Mexa bem até formar uma calda grossa. Nesse meio tempo coloque o amendoim em uma forma e leve-o ao forno médio por 30 minutos, mexendo direto também, até que esteja torrado e a pele saia com facilidade. Tire a calda grossa de leite do fogo e bata bem. Quando começar a açucarar, acrescente o amendoim, misture e despeje em um mármore untado. Corte em pedaços, e antes de separá-los, deixar esfriar.

Paçoca fit

Quem não gosta de paçoca, né? O doce de amendoim é tradicional e obrigatório em todas as épocas do ano, mas no São João ele aparece com mais frequência nas mesas. Assim como o bolo de milho, nossa amada paçoca também tem origem indígena. Seu nome vem do tupi “po-çoc”, que significa “esmigalhar”. Para a versão fit do doce, o principal ingrediente – o amendoim – não é alterado, mas é utilizado sua ‘versão’ sem sal.

Ingredientes: 300 g de amendoim sem sal; 1 colher de linhaça dourada; 1 colher de óleo de coco; 1 pitada de adoçante em pó.

Modo de preparo: Aqueça o amendoim em uma panela por 3 minutos; Jogue no liquidificador e bata até virar um pó; Acrescente a linhaça dourada, o óleo de coco e o adoçante em pó; Vá batendo no liquidificador, mas pare antes de virar uma pasta. O ponto certo é quando fica um pó bem fino; Faça a paçoca no formato que quiser e coloque em uma forma e leve ao forno por 15 minutos.

Bolo de amendoim com coco fit

Amendoim é um ingrediente obrigatório na mesa das festas juninas. Além de estar presente na paçoca e no pé-de-moleque, que tal preparar um bolo de amendoim com coco fit?

Ingredientes: 2 xícaras de amendoim sem sal triturado; 5 ovos; 5 colheres de sopa de açúcar de coco; 2 colheres de sopa de leite de coco; 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo: Primeiramente, bata o amendoim no liquidificador até ele virar uma farofa; Depois, despeje em um recipiente e misture com os outros ingredientes, lembrando de colocar o fermento por último; Envolva tudo muito bem e despeje essa massa em uma forma untada com trigo; Leve ao forno médio pré-aquecido por 25 minutos ou até dourar.

 

 


FECHAR