publicidade
24/06/19
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Você sabe qual o real significado da fogueira no São João?

24 / jun
Publicado por Letícia Saturnino em São João da Tradição às 8:00

Todo São João é a mesma coisa: comidas típicas, roupas xadrez, muita dança e, claro, fogueiras. Mas o que essas fogueiras simbolizam, de verdade, para os festejos juninos?

Em entrevista ao SBT Nordeste, a historiadora Carmem Lelis contou que a tradição da fogueira surgiu com os povos do hemisfério norte que comemoravam a chegada do período de colheita do milho no mês de junho. No Brasil, como a festa foi “acolhida” pela religião católica, o costume de acender a fogueira no dia 24 de junho passou a ser um louvor a São João e o ato de acender a fogueira tornou-se o símbolo de seu nascimento.

Leia mais: Alok e Zé Neto e Cristiano agitam Caruaru neste fim de semana

Leia mais: Cinco coisas que só o São João do Nordeste tem

Ainda segundo Carmem, para os católicos, o costume de acender fogueiras se deve ao fato de Maria, mãe de Jesus, ter ido fazer uma visita à sua prima Isabel, que estava grávida de João Batista. Como Maria passou três meses na montanha de Judá e a comunicação era difícil, combinou com José, seu noivo, que lhe avisaria quando o filho de Isabel nascesse acendendo uma fogueira gigante na frente de sua casa, para que ele então a fosse buscar.


FECHAR