publicidade
25/10/19
(Foto: Reprodução/ TV Jornal)
(Foto: Reprodução/ TV Jornal)

Aprenda a fazer uma feijoada para o almoço de domingo

25 / out
Publicado por Letícia Saturnino em Gastronomia às 12:00

Quem não gosta de uma boa e velha feijoada, não é mesmo? A receita é garantia de sucesso nos lares brasileiros e arranca suspiros de seus admiradores. Nesta semana, Chef Wellington ensinou, no Sabor da Gente, da TV Jornal, afiliada ao SBT em Pernambuco, a preparar esse prato que é patrimônio vivo do nosso País. Anote o passo a passo e já separe os ingredientes para fazer esse verdadeira delícia.

Siga o SBT Nordeste no Instagram

Ingredientes

200 g de orelha de porco salgada

1 pé de porco

300 g de costela de porco salgada

500 g de carne de charque

200 g de bacon

3 linguiças calabresas em rodelas

2 linguiças paio em rodelas

1 linguiça portuguesa em rodelas

6 folhas de louro

4 cebolas grandes picadas

1 cabeça de alho picada

3 tabletes de caldo de costela

1 kg de feijão preto

5 L de água

2 col. (sopa) de margarina

Leia mais: Marta e Firmino são finalistas do Bola de Ouro 2019; confira a lista completa

Leia mais: Óleo no Nordeste: influenciadores digitais cobram providências das autoridades

Modo de preparo

Corte todas as carnes em pedaços médios e separe as carnes salgadas das carnes defumadas. Escalde as carnes salgadas em água quente, fervendo várias vezes. Esse processo além de pré-cozinhar as carnes, retira todo o sal e o excesso de gordura.

Cate bem o feijão preto e deixe-o de molho de um dia para o outro.

Coloque na panela o pé, orelha, costela de porco e a charque. Refogue na margarina com o caldo de costela, cebola, alho e as folhas de louro. Despeje parte da água em que o feijão estava de molho para cozinhar as carnes e deixe fervendo por 30 minutos com a panela tampada.

Depois desses 30 minutos de cozimento das carnes, abra a panela e acrescente o feijão com o restante da água em que estava de molho. Tampe a panela e marque mais 30 minutos de cozimento.

Abra a panela e acrescente todos os defumados. Agora tampe novamente a panela e cozinhe a feijoada até que ela esteja no ponto. Carnes cozidas, feijão macio e caldo cremoso.

Desligue o fogo, acrescente o cheiro-verde, misture bem e mantenha a panela tampada até a hora de servir. O ideal é servir a feijoada 12 horas depois do seu preparo e nesse intervalo, abrir a fervura novamente da panela a cada 4 horas. Mas lembre-se: só abrir a fervura.


FECHAR