publicidade
20/09/21
Foto: Reprodução / Google
Foto: Reprodução / Google

O Nordeste corre perigo de tsunami com a erupção do vulcão Cumbre Vieja? Veja

20 / set
Publicado por Manuel Dias em Nacional às 14:05

O vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção e existe um certo risco de provocar um tsunami nos estados nordestinos, o que deixou as pessoas assustadas com a situação. Porém, o professor da Universidade Federal de Pernambuco – o físico Alexandre Medeiros – explicou que o risco é muito baixo, em entrevista a Rádio Jornal, nesta segunda-feira (20).

Foto: Reprodução

O professor também afirmou que um tsunami no Nordeste só aconteceria se uma parede do vulcão caísse de uma vez só no mar. ”Não está sendo uma erupção ‘fantástica’ O que poderia causar um tsunami é se uma parede desse vulcão desabasse no mar”, afirmou.

Saiba mais >> Santa Cruz pode estar a poucas horas do rebaixamento para a Série D

Saiba mais >> Vulcão pode entrar em erupção e provocar tsunami em estados nordestinos

Alexandre Medeiros também procurou tranquilizar a população e não gerar pânico, já que o fenômeno é considerado ”fraco” para diversos pesquisadores experientes na área. ”É preciso não gerar pânico. O vulcão pode provocar tsunami? É possível que sim, mas é provável que não. É preciso ter calma e não esperar que isso venha a acontecer”.

Essa é a primeira erupção vulcânica dos últimos 50 anos nas Ilhas Canárias, do Cumbre Vieja. Com o desastre, cerca de 5 mil pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas, de acordo com as autoridades do local.

 


FECHAR