publicidade
16/09/21
Foto: NE10
Foto: NE10

Vulcão pode entrar em erupção e provocar tsunami em estados nordestinos

16 / set
Publicado por Manuel Dias em Curiosidades às 14:10

Nesta quinta-feira (16), uma notícia deixou moradores das regiões nordestinas bastante assustados com um possível fenômeno natural violento. Acontece que um vulcão, localizado na costa da África, pode entrar em erupção e causar uma tsunami que atingiria o Nordeste. Autoridades espanholas entraram em alerta após o Cumbre Vieja, que fica na ilha de La Palma, ao lado do Marrocos, ter uma possibilidade de cuspir fogo nas próximas horas.

Em entrevista ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Teixeira, afirmou que existe, sim, uma possibilidade de acontecer um tsunami, mas não é para criar pânico, já que as chances das ondas chegarem ao litoral nordestino são pequenas.

Saiba mais no site >> TikTok e Copa do Nordeste lançam o Prêmio Lampião de Ouro; saiba mais

Saiba mais no site >> Lei do ex: Sport perde para o Internacional e amarga sequência de jogos sem vitórias

”Ele [o vulcão] não estava dando sinais de erupção [há décadas], mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, afirmou o professor.

Distância longa!

A distância entre a ilha de  La Palma e o Nordeste é de aproximadamente 4.462 km, ou seja, é bastante difícil de um tsunami acontecer. ”Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor”, disse Carlos.


FECHAR