publicidade
12/04/21
Foto: Fernando Torres / CBF
Foto: Fernando Torres / CBF

VAR: Copa do Nordeste terá tecnologia durante todo o mata-mata

12 / abr
Publicado por Manuel Dias em Copa do Nordeste 2021 às 15:40

Em buscas de melhorias para evitar erros durante as partidas, que a partir de agora serão decisivas, a Copa do Nordeste vai ter o Video Assistant Referee (VAR), durante toda a fase do mata-mata, sendo uma alternativa de evitar polêmicas e confusões. A partir deste sábado (17), a tecnologia já começa a ser utilizada nos jogos das quartas de final da Copa dos Clássicos. Nas últimas duas temporadas da edição, o VAR já era utilizado, já na atual, os clubes – apoiados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – anteciparam o uso do recurso.

”Isso ajuda bastante na credibilidade da competição, que já tem uma importância enorme do calendário e é prioridade dos clubes no primeiro semestre. A Liga está sempre olhando para o que é importante pra Copa do Nordeste e, junto com os clubes, se organiza para viabilizar melhorias constantemente. Estamos felizes com o VAR a partir das quartas e ansiosos para esse momento decisivo no campeonato”, disse Alexi Portela, Presidente da Liga do Nordeste.

Saiba mais >> Veja quais times não conseguiram avançar na Copa do Nordeste 2021

Saiba mais >> Confira os times classificados para às quartas de final da Copa do Nordeste

Ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste, em alguns jogos houve reclamações por parte dos clubes e da torcida por erros de arbitragem, como no Clássico das Multidões entre Santa Cruz e Sport, onde os times reclamaram de erros que poderiam mudar o destino do duelo. Diante disso, a intenção é que com o VAR as partidas sejam justas para ambos os lados e que o melhor vença.

Opinião da torcida

O VAR já é utilizado na Série A do Campeonato Brasileiro e em outros campeonatos, tanto no Brasil como fora do país. Um grande problema que divide a opinião da torcida e dos times é a demora para checar algum lance, que em algumas vezes são de 10 minutos. Além disso, mesmo com o auxílio de diversas câmeras, ainda assim a arbitragem toma uma atitude incorreta.

A equipe do SBT Nordeste entrevistou alguns torcedores, que comentaram sobre a tecnologia.

”Acredito que a ajuda da tecnologia será uma boa. O futebol precisa do recurso para ficar mais juntos. O uso correto do VAR, que hoje é a grande dor de cabeça no Brasil, precisa de ajustes, ter uma resposta mais rápida para que a partida não sofra tanto. Mas acho válido demais”, disse Edgar Caetano, torcedor do Santa Cruz.

”Eu acho a ideia do VAR maravilhosa, ele veio com a necessidade de suprir as falhas humanas que o árbitro e seus assistentes cometem em campo. Mas a sua execução está longe de ser o ideal. Acredito que ainda falta um treinamento mais aprofundado com os árbitros de vídeo. A demora com que as análises são feitas para no final ter uma decisão bastante duvidosa ainda é um problema. Você vê a Liga Inglesa e a Liga Alemã, eles demoram em média 30 segundos à 11 minuto para decidir, já no Brasileirão, já teve partidas com 7 minutos de atrasado. Eu acredito no sistema do VAR, e acho bastante necessário para o futebol, mas com certeza precisa de melhoras”, contou Filipe Almeida, torcedor do Náutico.

”Na teoria, o VAR veio para ajudar, só que na prática – em algumas vezes – os árbitros ainda assim conseguem errar, mas é bastante necessário. Só espero que não tenha mais erros, como já vimos em outras competições”, afirmou João Eduardo, torcedor do Sport.

”Eu sou favorável a implantação do VAR, acho que a técnologia vem sempre para ajudar e evoluir o esporte como um todo. Mas acho que tem que ter cuidado com a qualificação dos profissionais que vão operar o VAR e uma revista geral nas regras, pois o futebol precisa ser atualizado”, disse Deysvon Leonardo, torcedor do Santa Cruz.

#CopadoNordestenoSBT

Ela é nossa! A Copa do Nordeste 2021 permanece no SBT pelos próximos três anos. O SBT Nordeste, através das afiliadas na região: TV Jornal e TV Jornal Interior para Pernambuco, TV Tambaú e TV Borborema para a Paraíba, TV Aratu para a Bahia, TV Jangadeiro para o Ceará, TV Ponta Negra para o Rio Grande do Norte, TV Cidade Verde para o Piauí, TV Difusora São Luís e TV Difusora Imperatriz para o Maranhão e TV Ponta Verde para Alagoas. Copa do Nordeste ao vivo é no SBT!


FECHAR