publicidade
17/12/20
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Cuscuz é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade

17 / dez
Publicado por Letícia Saturnino em Cultura às 9:30

Amada por boa parte do povo nordestino, o cuscuz agora é Patrimônio Imaterial da Humanidade. A “diplomação” aconteceu nessa quarta-feira (16).

Os conhecimentos, práticas e as tradições relacionadas ao preparo e consumo da comida foram reconhecidas mundialmente.

Reunido por videoconferência, o Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aprovou o conjunto, apresentado por Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia.

Correios lança selo em homenagem aos 90 anos de Silvio Santos

Data de início da fase de grupos da Copa do Nordeste 2021 é anunciada

Como é feito no Brasil

Em terras tupiniquins, o cuscuz pode ser feito à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é cozinhada no vapor. No São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a celebração da comida, típica dos festejos de junho, é levada muito a sério pela população – assim como em todo o Nordeste.

Na cidade pernambucana, um cuscuz gigante é feito anualmente para alimentar os forrozeiro, mas, neste ano, devido à pandemia da covid-19, a tradicional celebração não ocorreu.

História

Originário do Norte do continente africano, o cuscuz se popularizou em Portugal, no século XVI. Na época, o alimento fazia parte da refeição diária do povo, partilhando a mesa com arroz e outros cereais. Na Tunísia, o prato tem “status” de nacional, mas no Marrocos e na Argélia, é considerado o prato do dia-a-dia.


FECHAR