Festa da Boa Morte, na Bahia, será realizada pela internet; saiba como assistir

A tradicional manifestação religiosa que é celebrada a mais de 200 anos na cidade de Cachoreira, no Recôncavo baiano, será diferente este ano, isso porque estamos vivendo em uma realidade atípica com a pandemia causada pelo novo coronavírus. Já que o evento é famoso e tem relação com a fé, os organizadores vão transmitir online para que todos possam assistir de forma gratuita. Essa medida foi determinada para que o público fique seguro diante da proliferação da covid-19.
O evento, no dia 13, faz uma homenagem a todas as irmãs falecidas. Já o dia 15 é dedicado a Nossa Senhora da Glória, que se estente até o o dia 17.
As cerimônias terão início nesta quinta-feira (13) e contará com as exibições dos canais UFRB TV, no Youtube, e na página do facebook da Irmandade da Boa Morte. Confira abaixo a programação:
Quinta-feira (13/8)
19h - Festa da Boa Morte - Patrimônio Imaterial da Bahia - IX Simpósio: identidades culturais e religiosidades
Joao Carlos de Oliveira – Diretor Geral do IPAC
Roberto Pelegrino – Diretor de Preservação do Patrimônio Cultural do IPAC
Nivea Santos – Gerente de Patrimônio Imaterial do IPAC
Mediador: Jomar Lima
Sexta-feira (14/8)
19h - SAbertura Institucional – CAHL/UFRB e Fundação Hansen Bahia
19h30 - Mesa 1 - Resistência e Fé na Bahia em Tempos de Pandemia - Leonel Monteiro – Presidente da AFA (Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Amerindia); Tâmara Azevedo – Coordenadora das Redes de Turismo Étnico do Estado da Bahia/SETUR; Tata Ricardo Tavares – Terreiro Lembá. Mediação: Dra Dyane Brito
Leia mais >> Com transmissão da TV Tambaú, Treze vence Campinense e fica perto do título paraibano
Leia mais >> Delícia: escondidinho de macaxeira com charque
Sábado (15/8)
16h - Religiosidade negra no Brasil- Resistência e Fé
Lucilene Reginaldo (Unicamp); Edmar Santos (UNEB). Mediação: Luciana Brito (UFRB)
18h30 - Live de Orações com as irmãs da Boa Morte
20h - WebConferencia – O Terreiro Ijexá da Língua de Vaca. Vilson Caetano (UFBA). Mediador: Zulu Araújo (Fundação Pedro Calmon)
Domingo (16/8)
9h - Missa
15h - Live de Orações com as irmãs da Boa Morte
16h - Grupo Afro Barroco Gege Nagô
Segunda-feira (17/8)
19h - Lançamento da Revista Mulheres de Axé. Em homenagem à Irmandade da Boa Morte
O evento é feito pela Irmandade da Boa Morte, Fundação Hansen Bahia, o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) e as Mulheres de Axé, com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Fundação Pedro Calmon, Grupo Afro Barroco Gêge Nagô, Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), através da Coordenação das Redes de Turismo Étnico e a Associação de Guias e Condutores de Turismo de Cachoeira (ACTUP).
Créditos: AratuOn.