publicidade
18/05/20
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Técnicos de Sport, Náutico e Santa Cruz aprovam quinta substituição

18 / maio
Publicado por Manuel Dias em Copa do Nordeste 2020 às 14:16

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, os campeonatos foram paralisados e os times tiveram que interromper as atividades presenciais para manter a segurança e saúde de seus atletas. Porém, está surgindo uma grande preocupação, tanto das federações como dos clubes, sobre como será os calendários dos campeonatos. Essa dúvida é pertinente aos treinadores dos clubes pernambucanos, já que antes da quarentena tinham uma jornada longa e com poucas folgas, além de gerar lesões aos jogadores. Visando essa situação, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) propôs a ideia de substituir, ao longo do jogo, até cinco atletas – recebendo aprovação dos treinadores Gilmar Dal Pozzo, Itamar Schulle e Daniel Paulista.

”Esse novo regulamento vai contribuir muito para o futebol. Os técnicos ficaram felizes com essa decisão, porque vão ter a possibilidade de valorizar mais o plantel de jogadores, dá oportunidade de fazer mudança tática com mais opções, é interessante para os técnicos, nós temos que nos adaptar e aproveitar essa nova regra. É dessa forma que recebemos essa notícia muito boa para o futebol mundial”, avaliou o comandante do Náutico.

Daniel Paulista comentou sobre como as mudanças podem ajudar ao longo do jogo, com a mudança tática mais precisa, além de diminuir o desgaste físico do elenco.

”Acho que essa mudança vem para ajudar, é uma possibilidade a mais que os treinadores podem encontrar para fazer mais alterações dentro dos jogos com maiores possibilidades de mudanças táticas e de postura da equipe. É lógico também que há a questão de desgastes, de colocar mais atletas para jogar, acho que isso é extremamente importante, principalmente no reinício do futebol, onde a gente vai precisar dar ritmo de jogo aos atletas, então é muito importante”, disse o treinador do Sport.

Leia mais: Jogador do Ceará comenta sobre a rotina de treinos

Leia mais: Santa Cruz: Aumenta a crise financeira com a baixa de sócios

Leia mais: Sport marca data para o lançamento dos novos uniformes

As duas substituições a mais foi pensada pelo alto número de partidas que os times devem cumprir após a autorização dos órgãos de saúde, além de preservar ainda mais a saúde dos profissionais. Para Itamar Schulle, a mudança pode motivar o time com a utilização de mais peças ao longo da partida, pois com a modificação das alterações, mais jogadores poderão entrar em campo – elevando o ritmo e confiança.

”Eu vejo que pelo momento que nós passamos vai ser muito bom. Acredito que essa mudança também motiva ainda mais o atleta. Anteriormente se usava 14 jogadores no máximo por jogo, agora podemos começar a usar até 16 atletas, isso vai fazer com que os atletas busquem mais, trabalhem mais, porque vai haver uma possibilidade maior de participar da partida. E para nós treinadores é importante porque nos dá um parâmetro maior daquilo que pensamos para o jogo”, comentou o técnico do Santa Cruz.

Nova regra

A alteração terá uma novidade e os times precisam ser treinados para se adaptarem a nova regra. Isso porque os treinadores terão três momentos nas partidas para realizar as modificações necessárias, com a intenção de não prejudicar o andamento do jogo durante os 90 minutos – de acordo com a Internacional Board (IFAB).

”É lógico que vamos precisar de um período de adaptação dessa norma, já que não são cinco substituições em qualquer momento, são apenas três momentos para isso. Então vamos precisar de um período para se adaptar e saber o momento apropriado para fazer,, por exemplo, duas alterações de uma vez, então é uma ferramenta que vai aumentar as condições do treinador de mudar a partida”, avaliou o treinador Daniel Paulista.

Apoio

Além dos comandantes dos times pernambucanos, técnicos renomados como Roger Machado, do Bahia, e Geninho, do Vitória, compactuaram com a nova modificação e afirmaram que pode ajudar a ter um futebol de mais qualidade, após o longo período de quarentena.


FECHAR