publicidade
02/09/19
 Dunas douradas de Genipabu, em Natal, Rio Grande do Norte. Foto: Rafael Santos/SBT Nordeste
Dunas douradas de Genipabu, em Natal, Rio Grande do Norte. Foto: Rafael Santos/SBT Nordeste

Maranhão e Rio Grande do Norte crescem no Mapa do Turismo 2019-2021

02 / set
Publicado por Rafael Santos em Turismo às 16:30

Diferente dos outros estados da região Nordeste, que perderam espaço na atualização do Mapa do Turismo 2019-2021, Maranhão e Rio Grande do Norte cresceram sua participação no setor. No novo mapa, divulgado nessa terça-feira (27), as regiões Norte e Nordeste registraram as maiores quedas percentuais (29% e 20,3%, respectivamente).

Na prática, esses números representam uma perda no potencial turístico na região, já que os municípios fora do Mapa do Turismo ficam inviabilizados de apresentarem projetos para atrair novos investimentos do governo federal, ficando limitados as verbas municipais, estaduais e tentativas de emendas parlamentares.

Algumas exigências foram estabelecidas para que o novo Mapa do Turismo fosse desenvolvido. Estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, como  a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Leia também

Conheça as belezas do Nordeste em 9 tweets de Whindersson Nunes

Conheça 5 lugares para curtir o friozinho do Nordeste; Sim tem frio por aqui!

Maranhão e Rio Grande do Norte cresceram

Diferente dos outros estados da região Nordeste, Maranhão e Rio Grande do Norte se destacaram por ganhar mais municípios com vocação para o turismo. O Maranhão que tinha 53 municípios no Mapa do Turismo, passou para 54, já o Rio Grande do Norte, saltou de 75 para 79.


FECHAR