publicidade
02/09/19
(Foto: Reprodução/ TV Jornal)
(Foto: Reprodução/ TV Jornal)

Aprenda a fazer Gratinado de Macaxeira e Charque

02 / set
Publicado por Letícia Saturnino em Gastronomia às 14:41

Dois ingredientes tipicamente regionais cobertos com queijo? Impossível não gostar, né! No Sabor da Gente, da TV Jornal, afiliada do SBT Nordeste em Pernambuco, desta segunda-feira (2), Chef Wellington preparou a deliciosa receita de um Gratinado de Macaxeira e Charque irresistível. Anote o passo a passo!

Leia mais: Cearense concorre a R$ 1 milhão no ‘Topa ou Não Topa’ deste sábado

Leia mais: Beleza Brasileira: mulher coordena projeto que leva leitura e cultura para crianças

Ingredientes

1 ½ kg de macaxeira

1 kg de carne de charque

200 g de manteiga

100 g de queijo ralado

2 cebolas grandes picadas

10 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 copo de requeijão

600 ml de leite

400 g de queijo mussarela ralado grosso

Sal

Leia mais: [VÍDEO] Tubarão é visto na praia de Maria Farinha, no Litoral Norte de PE

Leia mais: Tiago Abravanel volta ao SBT com novo programa; veja detalhes

Modo de preparo

Ferva a charque em duas águas para retirar o excesso de sal e depois coloque numa panela de pressão com bastante água. Cozinhe a charque na pressão por 20 minutos. Retire a carne e pique. Reserve.

Com o caldo de cozimento da carne, cozinhe a macaxeira, se for preciso acrescente um pouco mais de água. A água do cozimento da charque vai dar sabor a macaxeira. Corte a macaxeira cozida em cubos grandes e disponha em um refratário grande.

No microondas derreta a metade da manteiga, despeje sobre a macaxeira, polvilhe sobre a macaxeira todo o queijo ralado e leve tudo ao forno para dourar. Divida a manteiga que sobrou em duas partes, em uma delas frite a charque até que esteja bem dourada. No final coloque a cebola e refogue um pouco mais. Espalhe essa charque frita sobre a macaxeira.

Numa panela derreta a manteiga que sobrou e misture com a farinha de trigo. Despeje o leite e o requeijão. Tempere com sal e deixe ficar cremoso. Despeje esse creme sobre a charque, cubra tudo com o mussarela ralado e leve ao forno para gratinar.

 

 


FECHAR