publicidade
28/07/21
(Foto: Reprodução/Twitter EC Bahia)
(Foto: Reprodução/Twitter EC Bahia)

Copa do Nordeste tem alteração na fase preliminar e recebe mais clubes

28 / jul
Publicado por Letícia Saturnino em Copa do Nordeste 2022 às 13:21

Maior torneio regional do país, a Copa do Nordeste pretende aumentar ainda mais o seu tamanho. Segundo apuração do Blog do Torcedor, do Jornal do Commercio, a mudança acontecerá a partir da edição de 2022.

A competição passará a contar com 36 clubes no total, com 24 tendo vaga na pré-Copa do Nordeste. Ou seja, clubes como o Santa Cruz, Salgueiro e, até, o Central, passam a fazer parte da lista de classificados para a fase de entrada do torneio nordestino.

Leia mais: Se o Nordeste fosse um país já teria mais medalhas que o Brasil?

Leia mais: Erick, ex-Náutico, é anunciado como novo reforço do Ceará

O critério de classificação para a fase de grupos não muda. Ainda serão os nove campeões estaduais e o melhor ranqueado de Pernambuco, da Bahia e do Ceará, já que são as federações melhores colocadas no ranking da CBF, totalizando 12 clubes. A mudança vem diretamente na pré-Copa do Nordeste, que cresceu de oito para 24.

O modelo de classificação para a fase classificatória ficará dessa forma:

– 9 vagas para os clubes melhores colocados no Estadual de cada estado;
– 3 vagas para os clubes melhores colocados no Estadual das três Federações mais bem ranqueadas (PE, BA, CE);
– 9 vagas para os clubes melhores ranqueados de cada Estado
– 3 vagas para clubes melhor ranqueados nacionalmente, independentemente dos Estados

Dos 24 clubes, 16 jogam a 1° fase e 8 entram diretamente na 2° fase. Esse critério está excluso para os clubes que já possuem acesso à Fase de Grupos do Nordestão 2022.

Nesse caso, o novo modelo valoriza outros bem rankeados de cada estado, além da segunda melhor campanha no Estadual, caso esse não esteja bem colocado no ranking da CBF. A exemplo de Pernambuco, o Salgueiro se classifica com a melhor campanha no Estadual, já que o Náutico (campeão) e o Sport (melhor colocado do ranking) têm vaga direta. O Santa Cruz entraria nas três vagas garantidas para as Federações melhores ranqueadas, enquanto o Central entra nas outras 9 vagas dos melhores ranqueados do estado.

No geral, o número geral de vagas na Copa do Nordeste para cada estado ficou assim:

Além dos três melhores classificados no ranking que não estão entre as 21 vagas para a pré-Copa citada acima. Nesta temporada, Bahia, Paraíba e Sergipe ganharam as vagas extras pelo último critério.

Vice-presidente da Liga do Nordeste, Constantino Júnior botou em seus stories a ilustração do novo formato das Eliminatórias do Nordestão.

Formato de Disputa:

A 1° fase das Eliminatórias tem os 16 clubes com pior colocação no ranking CBF, jogando em partida única na casa do clubes melhor colocados no ranking. O empate leva a decisão para os pênaltis.

Vão jogar essa fase: Moto Club-MA, ASA-AL, Imperatriz-MA, Salgueiro-PE, Ríver-PI, Jacuipense-BA, Treze-PB e Itabaiana-SE, que irão decidir em casa, além de Bahia de Feira-BA, Juazeirense-BA, Floresta-CE, Atlético-CE, Central-PE, Fluminense-PI, Lagarto-SE e o Souza-PB, que serão os visitantes.

A 2° fase tem os 8 vencedores da 1° fase enfrentando os 8 clubes das Eliminatórias melhor colocados no ranking CBF, em jogo único na casa desses clubes. Novamente o empate leva a decisão para os pênaltis.

Vão jogar essa fase: Santa Cruz-PE, Ferroviário-CE, ABC-RN, CRB-AL, Botafogo-PB, América-RN, Confiança-SE e o Vitória-BA, além dos oito vencedores da fase anterior.

A 3° fase tem os vencedores da 2° se enfrentando em jogos de ida e volta com o último jogo na casa do clube de melhor posição no ranking. O empate leva a decisão para os pênaltis. Os quatro clubes vencedores da 3° etapa serão os classificados para a fase de grupos da Copa do Nordeste 2022.

Contando com o novo formato de competição para a próxima temporada, a Copa do Nordeste passa a ser disputada em 96 partidas entre Eliminatórias, Fase de Grupos e Fase Final.

Já estão classificados para a Fase de Grupos:

Alagoas: CSA

Bahia: Bahia (Ranking) e Atlético de Alagoinhas

Ceará: Ceará (Ranking) e Fortaleza

Maranhão: Sampaio Corrêa

Paraíba: Campinense

Pernambuco: Náutico e Sport (Ranking)

Piauí: Altos

Rio Grande do Norte: Globo

Sergipe: Sergipe

 

 

 

Por Túlio Feitosa, do JC


FECHAR