publicidade
16/04/20
Foto: JC Imagem
Foto: JC Imagem

Relembre a campanha de todos os campeões da Copa do Nordeste

16 / abr
Publicado por Manuel Dias em Copa do Nordeste 2020 às 15:15

Para os amantes do futebol está sendo difícil a paralisação dos jogos, principalmente da Copa do Nordeste, que sempre proporcionam as melhores partidas, com muita emoção e qualidade. Então, para não sair da memória, relembre todas as campanhas dos times que levantaram a tão sonhada orelhuda:

Sport (1994)

A primeira vez é sempre inesquecível, principalmente para o Leão, que estava no primeiro passo para ser um dos grandes vencedores da competição. O elenco contava com dois ídolos do clube, Leonardo e Juninho Pernambucano – jovem, de 19 anos, e futuramente um dos maiores jogadores do futebol mundial. O rubro-negro, no Grupo C, terminou a fase como líder disparado, com nove pontos, e em segundo lugar o CRB (5). Nas quartas de final, o clube aplicou uma goleada em cima do América de Natal, por 3 a 0. A semifinal, contra o Bahia, foi emocionante e equilibrada, onde a vitória foi conquistada na disputa de pênaltis, e o placar foi 4 a 3. A grande final foi justamente contra o CRB, que estava sendo um forte candidato ao título. Novamente o Sport levou a disputa para as penalidades, levando vantagem por 3 a 2, levantando o primeiro título oficial da Copa do Nordeste.

Vitória (1997)

O vitória, que na época contava com peças como Bebeto, campeão da Copa do Mundo de 1994, Petkovic e Túlio Maravilha, começou a competição como um dos grandes favoritos ao triunfo. Nas oitavas de final, o Leão da Barra venceu o Confiança por 4 a 2, elevando o ritmo e intensidade da equipe. Contra o Santa Cruz, nas quarta de final, o time de Bebeto venceu o primeiro jogo de ida por 2 a 0, e o segundo por 4 a 3. A semifinal foi disputada diante do Ceará, onde no primeiro jogo as equipes empataram por 3 a 3, porém no segundo o Vozão foi eliminado por 3 a 2. Na final teve o primeiro clássico de ‘pegar fogo’, o famoso Ba-Vi. No jogo de ida, o rubro-negro baiano venceu de goleada (3 a 0) e no segundo, o Bahia tentou reverter o placar, onde venceu por 2 a 1, mas não conseguiu tirar o título do rival.

América-RN (1998)

Na primeira fase, o Mecão terminou em segundo lugar, do Grupo C, com 10 pontos – atrás do Botafogo-PB. Já na segunda fase, o alvirrubro ficou na primeira posição em disparado, com 5 pontos a mais que o Santa Cruz. Na primeira final disputada, o time enfrentou a equipe do Vitória, vencedor da última edição, e perdeu o jogo de ida por 2 a 1. Mas no jogo da volta, América virou o placar e venceu por 3 a 1, sendo sua primeira conquista da competição.

Vitória ( 1999)

A hegemonia do Leão da Barra, na Copa do Nordeste, é incrível. Na edição de 1999, o clube deixou marcado grandes feitos, e na sua terceira final consecutiva enfrentou, novamente, o seu maior rival (Bahia). No jogo de ida o clube rubro-negro venceu por 2 a 0, um placar de confiança. Na partida de volta, o Bahia fez 1 a 0 e deixou escapar a chance de levar para os pênaltis, sendo decretado mais um título ao Vitória.

Sport (2000)

Em uma campanha de dar inveja aos adversários, o Sport, líder do Grupo A, foi derrotando quem passava na sua frente, conseguindo seu segundo título da Copa do Nordeste.

Bahia (2001 e 2002)

Após duas tentativas de levantar o caneco falhadas, o tricolor não desistiu e finalmente, levantou a Orelhuda duas vezes consecutivas, feito inédito até aquele momento. Em 2001, o Bahia derrotou o Sport, vencedor da última edição, por 3 a 1, marcando um momento histórico. Já em 2002, o Esquadrão enfrentou, mais uma vez o Vitória, porém o resultado final foi diferente. No jogo de ida o tricolor baiano venceu por 3 a 1, e na volta empatou pelo placar de 2 a 2.

Vitória (2003 e 2010)

A fome de títulos do Leonino não parava e o time estava em busca de mais dois títulos para se sagrar o maior vencedor da Copa do Nordeste. Em 2003, o clube enfrentou o Fluminense de Feira e levou a melhor. Já em 2010, após a retomada da competição o Leão da Barra disputou a final contra o ABC e levou a melhor no resultado (2×1), levando para casa o quarto título da Orelhuda.

Campinense (2013)

O destaque da edição de 2013 foi para o time do Campinense, que surpreendeu todos com o baixo poder financeiro. Na fase de grupos o time terminou como segundo colocado, atrás do Santa Cruz. Já na final, o time paraibano encarou o ASA, de Alagoas, vencendo o primeiro jogo por 2 a 1 e o segundo, por 2 a 0, conquistando a primeira Orelhuda.

Sport (2014)

O Sport, em uma campanha magnífica, conquistou a terceira taça da Copa do Nordeste, se tornando um dos maiores vencedores da competição, atrás do Vitória. Na edição o clube contou com a estrela de Neto Baiano, vice-artilheiro com seis gols. Na semifinal o rubro-negro enfrentou o Santa Cruz, seu principal rival. Porém, mesmo com a pressão, o time venceu o tricolor pernambucano dos dois jogos. Contra o Ceará, na final, o Sport venceu o jogo de ida por 2 a 0, e empatou o segundo em 1 a 1.

Ceará (2015)

Batendo na trave da edição anterior, o Ceará conquistou o primeiro título da Copa do Nordeste em cima do Bahia, um grande veterano quando o assunto é a disputa na final. Porém, o Vozão levou a melhor e venceu os dois jogos, o primeiro por 1 a 0 e o segundo por 2 a 1.

Santa Cruz (2016)

Com um elenco refinado, com nomes conhecidos como Grafite, Léo Moura e João Paulo, o Santa Cruz vivia um momento incrível naquele ano, voltando para a Série A do Campeonato Brasileiro. O time disputou a final diante do Campinense, que já tinha experiência em disputar a final. Mas o tricolor pernambucano não sentiu dificuldades e venceu a primeira partida por 2 a 1, já na segunda garantiu o empate (1 a 1) e levantou, pela primeira vez, a Copa do Nordeste.

Bahia (2017)

Em disputa pelo terceiro título, o Esquadrão de Aço enfrentou o Sport na final, sendo uma partida de tirar o fôlego do torcedor. No primeiro jogo, o Bahia empatou por 1 a 1, deixando muitos torcedores apreensivos. No segundo, o tricolor venceu pelo placar mínimo, de 1 a 0, se tornando um dos maiores campeões, ao lado de Sport e Bahia.

Sampaio Corrêa (2018)

Dessa vez, foi o Sampaio Corrêa a conquistar a Copa do Nordeste pela primeira vez. A tão sonhada e insquecível final foi contra o Bahia, adversário difícil a ser batido. A igualdade das equipes foi visível no resultado, bastante equilibrado, porém o time maranhense venceu a primeira partida por 1 a 0 e garantiu a Orelhuda.

Fortaleza (2019)

Diante de uma campanha histórica comandada pelo ídolo Rogério Ceni, o Fortaleza garantiu na sua lista de títulos a Copa do Nordeste, elevando o patamar da equipe. Na final, com direito a mosaico pela torcida e grandes homenagens, o Tricolor do Pici venceu as duas partidas, diante do Botafogo-PB, por 1 a 0, levando até quem não torcia para o clube ao delírio.

 

Leia mais: CRB anuncia contratação de preparador físico que estava em time de São Paulo

Leia mais: Após grave lesão, zagueiro do Náutico inicia nova etapa de recuperação


FECHAR