publicidade
12/09/19
(Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem)
(Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem)

Recife sedia etapa da Copa dos Refugiados neste domingo

12 / set
Publicado por Letícia Saturnino em Agenda às 17:56

Recife irá receber, neste domingo (15), a Copa dos Refugiados e Imigrantes. As partidas, ao todo serão três, estão previstas para começarem às 8h30. O evento, que acontecerá na Arena de Pernambuco, reunirá jogadores da Venezuela, Cabo Verde, Angola e Senegal que vivem no Grande Recife. A entrada no evento é 1 kg de alimento não perecível.

Os jogos serão entre Angola e Senegal, seguido por Cabo Verde e Venezuela às 9h30, e a final, que será realizada entre os vencedores dos dois primeiros jogos, às 11h.

Com o tema “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”, o evento busca por maior integração dos recém-chegados, além de chamar a atenção da sociedade para a luta contra os preconceitos, as discriminações e a xenofobia sofridos por quem precisou deixar a terra natal para buscar oportunidades em outros lugares.

Leia mais: Pernambuco receberá dois amistosos da Seleção Olímpica em outubro

Leia mais: Pernambucana é medalhista de ouro em mundial de natação paralímpica

A ideia da Copa também é chamar a atenção para a necessidade de inserção desse público no mercado de trabalho, além de reconhecer as tradições culturais desses povos.

O projeto

No Recife, a Cáritas Regional NE2, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), entre outros realizadores e apoiadores do evento farão, além dos jogos, um dia todo de atividades voltadas para o tema. Será um dia de diversão para as crianças e adultos, em espaço aberto ao público em geral.

No nordeste, os migrantes do estado de Pernambuco serão os únicos migrantes a participarem do evento. Outras etapas da Copa dos Refugiados estão acontecendo nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e em São Paulo, com representantes de países como República Democrática do Congo, Cabo Verde, Gana, Paquistão, Haiti, Guiné Conacri, Colômbia, Venezuela, entre outros.


FECHAR