publicidade
18/06/19
Foto: Divulgação/São João de Caruaru
Foto: Divulgação/São João de Caruaru

Veja 10 lugares para curtir o São João no Nordeste

18 / jun
Publicado por Rafael Santos em São João da Tradição às 14:13

O São João é a festa mais esperada do ano para o povo nordestino. Em algumas cidades, são mais de 30 dias de festa com atrações que prometem agradar os mais diversos gostos. Difícil mesmo é escolher um só lugar para curtir. Mas quem disse que precisa? Basta algumas horinhas de carro e você consegue sair de Campina Grande, na Paraíba, para Caruaru, em Pernambuco. As duas cidades que disputam o título de ‘Maior São João do Mundo’. Nessa rivalidade quem sai ganhando é o povo que curte o forró e não abre mão da diversão.

Mas nem vá pensando que o São João do Nordeste fica só entre essas duas cidades. Preparamos uma lista com 10 lugares para você curtir as festas juninas no Nordeste. Confira:

Leia também

Assista à íntegra do 2º episódio do São João da Tradição com Santanna e Fulô de Mandacaru

São João da Tradição: Quadrilhas Juninas que marcam a tradição de uma época

Santanna, o Cantador, recebe Flávio José no primeiro programa da temporada do São João da Tradição

1 – São Luís, no Maranhão

Na capital maranhense, os festejos juninos oficiais acontecem de 19 a 30 de junho, mas como em todo o Nordeste, é possível se divertir já no comecinho de junho. Os eventos gratuitos ocorrem nos arraiais do Ipem, Nauro Machado e Praça Maria Aragão. A festa popular é marcada pela riqueza cultural do Maranhão com apresentações gratuitas dos tradicionais grupos como o Boi da Maioba, Boizinho Barrica, Boi Upaon-Açu entre outros. Grande parte das comemorações acontecem no Centro Histórico da cidade, como no Arraial do Reviver que conta com vários tem vários palcos nas ruas.

2 –  Campo Maior , no Piauí

Distante 115 quilômetros da capital, Teresina, Campo Maior é conhecida por ter uma das melhores festas juninas do Piauí. Quem gostar de curtir os festejos é bom se programar que, diferente de grande parte do Nordeste, os festivais de quadrilhas e o festejo de Santo Antônio acontecem logo no comecinho do mês de junho, abrindo o São João do estado.

3 – Mossoró, no Rio Grande do Norte

Distante 281 quilômetros de Natal, Mossoró é uma das principais cidades nordestinas quando o assunto é Festa Junina. Conhecida por ter “o melhor e mais cultural São João do País”, a cidade potiguar oferece opções para quem curte a festa mais tradicional com cavalgada, festival de sanfoneiros e, até, o espetáculo teatral da Chuva de Bala no País Mossoró, que conta a história dos mossoroenses contra o bando de Lampião, quando o cangaceiro foi expulso da cidade. As apresentações acontecem nos dias 15, 16, 20, 21, 22, 23, 27 e 28 de junho, sempre às 21h, no adro da Capela de São Vicente. Quem prefere o agito, conta com atrações locais e nacionais, como Alceu Valença, Cavaleiros do Forró, Elba Ramalho e Nayara Azevedo.

4 – Fortaleza, no Ceará

Os maiores festejos juninos do Ceará se concentram na capital, Fortaleza. Além dos tradicionais concursos de quadrilhas juninas, que acontecem em vários pontos da cidade e já se tornaram uma marca do São João cearense, as festas juninas da cidade é marcada por arraiais nos bairros mais distantes do grande centro.

5 – Campina Grande, na Paraíba

A tradicional ‘capital do Forró’ já está na ativa. Nos últimos dias o público pode ver apresentações de artistas como Flávio José, Calcinha Preta, Solange Almeida, Léo Santana e Xand Avião. Nos próximos dias, a música ficará por conta de Matheus e Kauan, Jonas Esticado, Dilsinho, Elba Ramalho, Breno e Caio César, Wesley Safadão, Márcia Fellipe, Mano Walter e Saia Rodada. As festas na ‘capital do interior’ seguem até o dia 7 de julho, quando Marília Mendonça comandará o encerramento do São João na cidade.

6 – Caruaru, em Pernambuco

Considerada um das maiores festas de São João do Brasil, Caruaru conta com nomes de peso em sua programação. Nomes como Alok, Israel Novaes, Zé Neto e Cristiano, Léo Santana, Matheus e Kauan, Geraldinho Lins e Bruno e Marrone estão no line-up. O evento acontece no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

7 – Petrolina, em Pernambuco

Em Petrolina, a festa já começou desde o último dia 14 – artistas como Luan Santana e Ivete Sangalo já se apresentaram na cidade. Nos próximos dias, nomes como Zé Neto & Cristiano, Jonas Esticado, Saia Rodada, Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Márcia Fellipe, Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Henrique & Juliano e Marília Mendonça comandam os festejos, que seguem até o dia 23.

8 – em Maceió, Alagoas

Em Maceió a festa fica por conta do São João da cidade, que este ano terá como tema ”De Mestre Zinho a Zé Mocó, Forró Bom em Maceió”. O evento será aberto, oficialmente, no dia 19 de junho com a saída do Trem do Forró, que desembarcará no bairro de Fernão Velho, onde Elba Ramalho irá se apresentar. Nos outros dias a animação fica por conta da banda Forró do Muído, Flávio José, Eliane, Batista Lima e Alcymar Monteiro. Os shows acontecerão no estacionamento de Jaraguá.

9 – em Sergipe

Em Sergipe, o São João de Lagarto é um dos mais conhecidos. Realizado entre os dias 23 e 29 de junho, na Praça do Tanque Grande, o evento terá acesso gratuito e atrações como Felipe Araújo, Bruno e Marrone, Mano Walter e Wesley Safadão. A poucos quilômetros dali tem a Festa do Caju, realizada na capital sergipana. A festividade contará com a participação de Márcia Fellipe, Solange Almeida, Luan Estilizado, Jonas Esticado e Avine Vinny.

10 – na Bahia

Na Bahia, um dos principais destinos no São João é a cidade de Ibicuí, que fica a 526 km de Salvador. Os shows gratuitos contarão com mais de 30 artistas na Praça Regis Pacheco, como Calcinha Preta, Limão com Mel e Caviar com Rapadura. Além das atrações abertas ao público, a cidade também contará com eventos privados, realizados nos dias 22 e 24 de junho, que terão com Zé Neto e Cristiano, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Léo Santana, Jonas Esticado, Mano Walter, Flávio José e Dennis DJ entre os convidados.

Em Salvador a festa é no Pelourinho. Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho estão entre as atrações da festa que começa no dia 20 e segue até 24.

Arraiá em todo canto

Claro que, infelizmente, muitas cidades ficaram de fora dessa lista, afinal estamos falando da festa mais popular do Nordeste e a mais aguardada do ano, seria impossível listar todas. Antes mesmo de começar o mês de junho, as cidades já começam a respirar esse clima gostoso que se estende até meados de julho em alguns lugares. Então, se você ainda não decidiu onde curtir a festa, é só fechar o olho, apontar o dedo no mapa do Nordeste, que vai ter um arraial pertinho de você.


FECHAR