publicidade
21/01/22
Foto: Felipe Santos/Ceará-SC
Foto: Felipe Santos/Ceará-SC

Copa do Nordeste: como Fortaleza e Ceará chegam para o regional

21 / jan
Publicado por Vinicius dos Santos Veloso em Copa do Nordeste 2022 às 11:06

Copa do Nordeste 2022 inicia neste sábado (22), e o Ceará promete chegar forte para a competição. Além de ter os únicos representantes que estão na Série A do Brasileiro, Ceará e Fortaleza, o estado se dá ao luxo de ter duas equipes que estão classificadas para competições internacionais. O Leão do Pici vai jogar a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história, enquanto o Vozão vai disputar a Copa Sul-Americana. Definitivamente, os cearenses são os times a serem batidos na Copa dos Clássicos.

Siga o SBT Nordeste no Instagram

Mas o bom desempenho não se limita a dupla. O processo de estruturação e profissionalização do futebol do Ceará vem trazendo reflexo para outros times. Tanto é que vemos três times do estado Nordestão (apenas Ceará e Paraíba tem três participantes no Nordestão). Além de alvinegros e tricolores, o Floresta também está no regional.

Lembrando que o torcedor acompanha todas as emoções da Copa do Nordeste na TV Jornal, em Pernambuco, e nas afiliadas do SBT no Nordeste.

Confira como chegam os cearenses na Copa do Nordeste:

Fortaleza

O Fortaleza Esporte Clube encerrou a temporada de 2021 como a melhor da sua história em 103 anos de instituição. Além da vaga inédita para a Copa Libertadores, o Tricolor de Aço fechou com chave de ouro no G-4 do Brasileirão, sendo o melhor nordestino na Era dos pontos corridos. Além dos tabus quebrados no campeonato nacional, há de se destacar o tricampeonato cearense invicto e do terceiro lugar na Copa do Brasil.

Com a chegada do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Leão do Pici mudou da água para o vinho e em 2022 projeta voos mais altos. Essa será a 13ª participação do Fortaleza na Copa do Nordeste, a equipe foi campeã em 2019 e chega para a atual edição como franco favorito ao título. Para isso, aposta alto em contratações como Silvio Romero, que veio do Independiente, da Argentina.

Ceará

O Ceará terá no próximo ano, assim como ocorreu em 2021, um calendário repleto de competições: Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Campeonato Cearense e Série A do Campeonato Brasileiro. Conciliar isso será o desafio para o Vozão.

Desde a volta do Nordestão ao calendário do futebol brasileiro, em 2013, o Alvinegro é um dos times que mais obtiveram sucesso na competição. Foram quatro aparições na final, vencendo duas vezes de forma invicta. Além de firmar um recorde de 23 jogos sem perder no torneio. Esta será a 17ª participação do Ceará na competição. A equipe entra como favorita e mira o 3º título do torneio regional. A principal aposta é o meia-atacante Vina, um dos destaques da equipe.

Floresta

Mais um estreante na principal competição regional do Brasil! O Floresta chega a Copa do Nordeste 2022, que promete pegar fogo. Em 2021, o Verdão conseguiu assegurar a permanência na Série C e de forma histórica a classificação para o Nordestão.

Não faltou emoção para a torcida do Floresta quando falamos da classificação para a Copa do Nordeste. A equipe entrou na primeira fase da Pré-Copa e fez os três jogos como visitante e proporcionou embates eletrizantes. No primeiro jogo a equipe visitou o Treze e venceu pelo placar de 3×1. Agora começa a emoção! Na segunda fase visitou o Santa Cruz, após ficar atrás do placar três vezes, o Floresta, de forma heróica levou a decisão para os pênaltis e avançou mais uma vez. Para firmar a classificação inédita, a equipe enfrentou o Ferroviário, seu conterrâneo. Os times empataram em 1×1 no tempo normal e decidiram a vaga nas cobranças de pênaltis. O Verdão levou a melhor por 4×3 com show do goleiro Douglas na Arena Castelão.


FECHAR