publicidade
21/01/22
(Foto: Bobby Fabisak/Acervo JC Imagem)
(Foto: Bobby Fabisak/Acervo JC Imagem)

Copa do Nordeste 2022: como Sport e Náutico chegam para o regional?

21 / jan
Publicado por Vinicius dos Santos Veloso em Copa do Nordeste 2022 às 14:41

Segundo estado com mais títulos (três do Sport e um do Santa Cruz), Pernambuco chega à Copa do Nordeste 2022 na condição de coadjuvante. Com apenas duas equipes na fase de grupos – Sport e Náutico – o estado busca surpreender os favoritos Fortaleza, Ceará e Bahia no regional. Um cenário bem discreto para quem já rivalizou com a Bahia a condição de protagonista. Brigar pelo título do Nordestão deixou de ser certeza para virar sonho.

Siga o SBT Nordeste no Instagram

O melhor exemplo dessa mudança de realidade é o ano passado, quando nenhuma equipe de Pernambuco avançou para a segunda fase – Santa Cruz, Sport e Salgueiro caíram ainda na etapa de grupos. Neste ano, o Tricolor já “morreu” na fase preliminar e está fora.

NÁUTICO

Para mudar essa imagem de coadjuvante, Náutico aposta na continuidade. Atual campeão estadual, o Timbu irá disputar a competição pela 14ª vez e busca o seu primeiro título estadual. O clube apostou na manutenção do técnico Hélio dos Anjos e de jogadores como Kieza e Jean Carlos. A ideia é tentar aproveitar a força do entrosamento para largar na frente contra equipes que ainda estão se remodelando.

A equipe dos Aflitos chega para a Copa do Nordeste 2022 após um início de temporada 2021 avassalador. Na temporada passada, o Náutico conquistou o título estadual e ficou 14 rodadas invicto na Série B, sendo líder por uma parte da competição. Após um início dos sonhos, os comandados de Hélio dos Anjos não conseguiram manter a mesma pegada, que acabou culminando com a saída do técnico, que retornou após um mês. No fim da competição, a equipe alvirrubra até chegou a sonhar com o acesso, mas não foi possível. O Náutico finalizou a Série B do Campeonato Brasileiro na 8ª colocação.

“O clima é de total otimismo. A gente viu o Náutico render na Série B no ano passado e imaginava o quanto o time poderia render na Copa do Nordeste. Agora a gente imagina que o Náutico possa ser mais competitivo junto com Sport, Bahia e os alagoanos. Só acho que falta um pouco de peças ofensivas ao elenco, mas a competitividade continua”, avalia Igor Moura, repórter do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.

Em busca do seu primeiro título na competição, o Timbu retorna ao Nordestão após não participar da competição em 2021. A melhor campanha da equipe foi em 2001 e 2019, quando chegou à semifinal.

SPORT

Sem sombra de dúvidas, a temporada 2021 do Sport Club do Recife é para ser esquecida pelos torcedores e dirigentes, tanto fora, quanto dentro de campo. Em 2021, o Leão teve cinco presidentes distintos e duas eleições cheias de polêmicas que afetaram diretamente o ano da equipe. Tanta confusão atrapalhou o futebol dentro das quatro linhas. A equipe não só não ganhou nada no ano passado, como ainda foi rebaixada.

Ainda assim, o Leão, assim como o rival Náutico, aposta na continuidade. Além de manter o técnico Gustavo Florentín, aposta na continuidade dos pratas da casa Mikael e Gustavo. A dupla se tornou fundamental após a chegada de Florentín. Sob o comando do paraguaio, a equipe rubro-negra até chegou a ter bom desempenho em alguns jogos do campeonato, porém não foi o suficiente para escapar do rebaixamento.

“Acho que o Sport vai com mínimo de organização, coisa que não aconteceu na última Copa do Nordeste. Mas agora começa com presidente, o técnico com certo tempo de trabalho, que conhece o elenco. Então acredito que o Leão começa melhor do que o ano anterior. Vamos ver no campo”, analisou João Victor Amorim, também do Escrete de Ouro, da Rádio Jornal.

Esta será a 15ª participação da equipe na Copa do Nordeste. O Rubro-negro da Ilha do Retiro já venceu na primeira edição em 1994, em 2000 de forma invicta e em 2014.

#CopadoNordestenoSBT

É nossa! A Copa do Nordeste 2022 é do SBT. O SBT Nordeste, através das afiliadas na região: TV Jornal e TV Jornal Interior para Pernambuco, TV Tambaú e TV Borborema para a Paraíba, TV Aratu para a Bahia, TV Jangadeiro para o Ceará, TV Ponta Negra para o Rio Grande do Norte, TV Cidade Verde para o Piauí, TV Difusora São Luís e TV Difusora Imperatriz para o Maranhão e TV Ponta Verde para Alagoas, transmitem toda a emoção da competição.


FECHAR