publicidade
04/12/21
(Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)
(Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)

Fortaleza faz história e é o primeiro nordestino a ir para Libertadores por pontos corridos

04 / dez
Publicado por Letícia Saturnino em Futebol às 18:34

Uma noite histórica. É assim que os torcedores do Fortaleza vão definir, a partir de agora, o dia 3 de dezembro de 2021. Com gol de Valentin Depietri, o Tricolor do Pici venceu o Juventude-RS  e, pela primeira vez em sua história, irá disputar a Taça Libertadores da América. Com mais de 45 mil torcedores presentes na Arena Leão 1918, o Tricolor garantiu vaga na maior competição do continente.

Siga o SBT Nordeste no Instagram

O time nordestino entrou para história por ser o primeiro da região a se classificar para Libertadores através do sistema de pontos corridos, utilizado nos Campeonatos Brasileiros das Séries A e B. Historicamente, o Leão é o quarto à ir para competição internacional. O time garantiu vaga na Pré-Libertadores e agora luta por um lugar direto na fase de grupos.

Quem já foi para ‘Liberta’?

Após vencer a Copa do Brasil em 2008, o Sport Club do Recife participou da edição 2009 da competição. O Leão do Recife também foi para Liberta em 1988, após ter vencido o Brasileiro de 1987.

O Bahia é o nordestino com o maior número de participações na competição internacional: três, no total. 1960, por ter vencido a Taça Brasil de 1959; 1964, por ter sido vice na Taça Brasil de 1963; e 1989, como campeão nacional de 1988. O Esquadrão ainda detém a melhor campanha entre os nordestinos: alcançou a fase de quartas de final duas vezes (1960 e 1989).

Em Pernambuco, há, ainda, outro time que foi para Libertadores: o Náutico. O alvirrubro disputou a competição em 1968 após o vice-campeonato da Taça Brasil de 1967.

O confronto da vaga na Liberta

Com muita paciência e persistência, a equipe do Fortaleza buscou furar a defesa do Juventude pelos lados e também quebrar as linhas de marcação pelo meio. Yago Pikachu, David, Robson e Vargas eram os mais avançados, mas com o Leão sempre mantendo a posse de bola. O camisa 7 teve duas chances claras após passes de David: na primeira, falhou na finalização e, na segunda, não chegou a tempo após cruzamento rasteiro.

Ao virar para o segundo tempo, a equipe de Juan Pablo Vojvoda insistiu até aos 10 minutos e, depois disso, viu a equipe visitante crescer na partida. Além de uma bola na trave, Marcelo Boeck operou um milagre depois de um cabeceio rasteiro de Sorriso. Depietri entrou na partida e mudou o jogo. Com falha na reposição de Douglas Friedrich, o camisa 34 arrancou do meio-campo, chutou cruzado e esperou a bola que, devagarinho, bateu caprichosamente na trave antes de entrar no fundo da rede. Gol da vitória e da libertação de um sonho.


FECHAR