publicidade
22/04/21
Foto: NE10
Foto: NE10

Aprenda a realizar receitas no Dia Nacional da Mandioca

22 / abr
Publicado por Manuel Dias em Cultura às 16:52

Um dos alimentos mais consumidos pelo povo brasileiro, tanto pelo gosto sensacional quanto pelo preço baixo, a mandioca serve para diversos tipos de receita. Nesta quinta-feira (22), é comemorado o Dia Nacional da Mandioca, que possui outros nomes ao redor do país, como aipim e macaxeira. O alimento é consumido muito antes da colonização e seu preparo é realizado por causa de ensinamentos indígenas.

O Jornal do Commercio conversou com o historiador Filipe Domingues, que ressaltou a importância da mandioca por ter uma história ligada ao povo indígena. ”A palavra mandioca vem do termo tupi-guarani, ‘mani’ que é a deusa da fartura, da benevolência, do alimento, da prosperidade e ‘oca’ que é casa. Então seria ‘a casa de Mani’, a casa onde ela habita para alimentar as pessoas, os indígenas. E é importante frisar que na América espanhola, a base da alimentação dos indígenas eram o milho e a batata, e na América portuguesa, a base da alimentação dos indígenas no que veio a ser Brasil no futuro, era a mandioca”, contou.

Saiba mais >> Semifinal da Copa do Nordeste: saiba onde assistir ao vivo

Saiba mais >> Veja a campanha do Vitória na Copa do Nordeste 2021

”Logo no início do contato, os portugueses se alimentavam das mandiocas e posteriormente começaram a levar para as colônias africanas a mandioca que é nativa da América do Sul e se adpta muito bem na África. E ajuda a combate a fome em diversos países do continente africano”, completou Filipe.

Receitas com mandioca 

Escondidinho de macaxeira com charque:

Bobó de camarão:

Bolinhos de macaxeira recheados:

 


FECHAR