publicidade
19/08/20
(Foto: Beatriz Nadler/ SBT)
(Foto: Beatriz Nadler/ SBT)

SBT completa 39 anos de história nesta quarta-feira (19)

19 / ago
Publicado por Letícia Saturnino em Nacional às 15:18

Este ano muita coisa mudou, inclusive o jeito de comemorar aniversário, né? Para homenagear os 39 anos de existência do SBT, a emissora convidou alguns artistas para compartilhar uma nova maneira de confraternizar, virtualmente, datas importantes como essa. O filme será veiculado na TV.

Nossa história

Inaugurado em 19 de agosto de 1981, no exato momento da assinatura da concessão por Silvio Santos, o SBT tem em sua história uma programação popular e inovadora, mantendo-se na vice-liderança de audiência desde seu primeiro dia no ar. Popular porque aproxima-se do público através de seus comunicadores e inovadora por ter sido a única emissora de televisão que nasceu de um programa, o Programa Silvio Santos.

Surpreendendo em seus primeiros anos de vida, mesclava grandes clássicos da TV com novos formatos e estrelas que nasciam no canal. O Povo na TV, Programa Raul Gil, Almoço com as Estrelas com Ayrton e Lolita Rodrigues, O Homem do Sapato Branco, com Jacintho Figueira Jr, Show Sem Limite com Jota Silvestre, Moacyr Franco Show, Dercy Gonçalves, A Maravilhosa Música Brasileira com Oswaldo Sargentelli, o humorístico Reapertura, entre outros, eram garantia de sucesso em audiência. Ao mesmo tempo, a emissora revelava comunicadores que tornaram-se estrelas da telinha: Gugu Liberato, Mara Maravilha, Christina Rocha, Luis Ricardo e Sérgio Mallandro.

A criatividade sempre se fez presente através do lançamento de programas interativos como Sessão Premiada e TV Powww, além das novelas internacionais Os Ricos Também Choram, Chispita, Cristina Bazan, Viviana em Busca do Amor, que conquistaram o público junto das produções próprias como Destino, A Força do Amor, Vida Roubada, Meus Filhos Minha Vida e Jerônimo. Mas os programas de auditório, uma escola criada por Silvio Santos, foram constantes em seu início com Viva a Noite, sob comando de Gugu Liberato, o musical Vamos Nessa, com Dudu França, Silvio Santos e Mara, e o humor de Alegria, ressaltando o viés inovador da emissora com as Câmeras Escondidas. Os seriados Chaves e Chapolin consagram o humor simples e pueril num fenômeno absoluto de público. Mulheres antenadas e modernas comandavam Show da Tarde, deixando de lado a culinária e o artesanato e investindo em entrevistas e debates com Christina Rocha, Mara, Helô Pinheiro, Sandra Bréa e Meire Nogueira, entre outras.

A tradição em programas infantis faz parte da admiração dos pequeninos pelo canal. Bozo arrebatou o público mirim a partir do primeiro dia de exibição. O Festival Internacional da Criança, com Giovanna, revelou talentos da época. Mas foi com Show Maravilha, comandado pela baiana Mara Maravilha, que uma legião de fãs abraçou o SBT como seu canal de TV preferido, seguindo com a alegria e a molecagem de Sérgio Mallandro no Oradukapeta, Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony e o programa Mariane.

Câmera captura momento em que meteoro passa no céu de João Pessoa

Hebe Camargo e novos projetos

Na segunda metade da década, um grande investimento resulta em uma programação forte, com a chegada de Hebe Camargo, que renovou seu tradicional Hebe com a presença do jornalismo e convidados especiais. Carlos Alberto de Nóbrega trouxe o banco de seu pai, Manoel de Nóbrega, para o SBT e o consagrou através de A Praça é Nossa, absoluto sucesso que se modifica remodelando as atrações sem perder o principal: o dom de fazer rir. Jô Soares também trouxe seu sofisticado humor com Veja o Gordo e mais uma vez inovou no SBT com o talk show de maior repercussão da década: Jô Soares Onze e Meia.

Projetos atuais

Em 2005, Ana Paula Padrão estreia junto com o SBT Brasil que posteriormente se fortalece como um dos principais telejornais da TV sob comando de Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade.

Em 2008 a emissora volta a investir em texto nacional, lançando Iris Abravanel como autora em Revelação, seguindo-se às bem-sucedidas Vende-se um Véu de Noiva e Corações Feridos, além de Amor e Revolução e Uma Rosa com Amor, de Tiago Santiago. E Silvio Santos reúne seus 50 anos de carreira numa atração moderna e dinâmica: o novo Programa Silvio Santos, que traz o divertido Jogo dos Pontinhos, com Patricia Abravanel, Alexandre Porpetone, Helen Ganzarolli, Livia Andrade, Flor, Carlinhos Aguiar e Mara Maravilha, e as Câmeras Escondidas, sucesso que viaja o mundo e bate recordes de visualização em novas plataformas.

A dramaturgia ganha uma nova cara e Carrossel reúne a família em volta da TV, criando um novo hábito no telespectador brasileiro no horário nobre. Larissa Manoela, revelada em Corações Feridos, brilha como Maria Joaquina na novela, numa carreira de crescente êxito na década. A sequência mantém o vigor com o remake de Chiquititas, além de Cúmplices de Um Resgate, Carinha de Anjo e As Aventuras de Poliana. Prata da casa, Christina Rocha retorna com um novo Casos de Família.

Em 2014, o SBT retorna com a tradição criada em casa dos talk shows de fim de noite, lançada em 1981 através de Ferreira Netto, com a chegada de Danilo Gentili e sua trupe em The Noite com Danilo Gentili. Já em 2019 as tardes de sábado reúnem uma galera para assistir a um papo antenado pelo Programa da Maisa. O fim de noite é tradição em curiosidades, bom humor e audiência com Otávio Mesquita, que desde a década de 80 movimenta a madrugada com Perfil, Okay Pessoal e o atualíssimo Operação Mesquita.

Patricia Abravanel, mostrando talento nato, torna-se a nova estrela da TV nos bem-sucedidos Cante se Puder (ao lado de Márcio Ballas) e Máquina da Fama. Em 2019 conquista os sábados com Topa ou Não Topa.

Inovando sempre e com uma visão antenada, o SBT cria uma faixa de sucesso aos sábados com os realities que divertem o Brasil: Esquadrão da Moda, e a estreia de Hell’s Kitchen, BBQ Brasil, e Bake Off Brasil, que com o sucesso de audiência gerou sua versão teen Júnior Bake Off, além do divertido A Cereja do Bolo. Fábrica de Casamentos surpreende o público e o mercado com um formato novo e que conquistou a audiência acompanhando a versatilidade de um elenco vitorioso: Chris Flores, Carlos Bertolazzi, Beca Milano, Lucas Anderi, Robson Jassa, Mari Dedivitis e Junior Mendes. Já as tardes são repletas de informação, fofoca e bom humor primeiro com Fofocando e Fofocalizando, e agora com a alegria do Triturando. Rebeca Abravanel põe o público para aprender e se divertir no Roda a Roda.

Na programação de domingo, a tradição mantém a proximidade do público com Celso Portiiolli e o Domingo Legal, um show de brincadeiras, competições, reportagens especiais e musicais. Além disso, Eliana traz para as tardes dominicais o programa que tem a cara da família brasileira, mesclando emoção, diversão e atualidades.

Hoje, o SBT conta com uma programação diversificada e multiplataforma, sendo a única emissora a manter uma legião de fãs, os SBTistas, alcançando a maior relevância nas redes e mantendo a vice-liderança na TV. Uma tradição conquistada ao longo dos anos, galgando cada passo de uma vez num crescimento orgânico e salutar tanto para o público quanto para a TV brasileira, sendo agraciado com a companhia de quem o acompanha há 39 anos, sem deixar de conquistar o novo e inovar sempre, uma de suas marcas perante a história nesses 70 anos de televisão no Brasil.

 


FECHAR