Clubes nordestinos lamentam a morte de Valdir Espinosa, campeão mundial de 1983

Valdir Espinosa faleceu nesta quinta-feira (27), aos 72 anos de idade, com complicações no abdômen. Atualmente ele ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo-RJ, clube em que foi campeão do Campeonato Carioca em 1989.
Carreira no Nordeste
O ex-lateral chegou ao nordeste em 1974, vestindo a camisa do CSA, onde foi campeão alagoano. Em 1975, o jogador recebeu a proposta do CRB e aceitou o desafio, sendo campeão do estadual em 1976. Além desses clubes, ele também jogou pelo Vitória.
Como treinador, comandou o Ceará e foi campeão do Campeonato Cearense em 1980. Valdir teve passagens por Vitória em 2001, Fortaleza em 2005 e Santa Cruz em 2006.
Auge como treinador
Espinosa teve seu auge em 1983 onde foi campeão do mundo com o Grêmio, que tinha Renato Gaúcho e companhia. Em 1989, dessa vez pelo Botafogo-RJ, levantou a taça de Campeão Carioca. Também comandou outras grandes equipes como Flamengo, Vasco, Athletico Paranaense, Palmeiras e Atlético Mineiro.
Alguns clubes por onde o ex-treinador passou, no nordeste, fizeram uma nota de agradecimento, confira a seguir:
Ceará
''O Ceará Sporting Club lamenta profundamente o falecimento do ex-treinador Valdir Espinosa. O ex-comandante do Vozão morreu nesta quinta-feira,27/02, aos 73 anos de idade, em decorrência a complicações de uma cirurgia no abdômen. Atualmente ele ocupava o cargo de gerente de futebol do Botafogo/RJ.
Valdir Espinosa treinou o Ceará na temporada de 2005. Em sua passagem por Porangabuçu, o ex-treinador dirigiu o Alvinegro em 9 jogos na Série B daquele ano.''
Leia mais: Vitória e CRB fazem duelo pela 5ª rodada da Copa do Nordeste
CRB
''O Presidente Marcos Barbosa e toda Nação Regatiana lamentam, com profundo pesar, o falecimento de Waldir Espinosa, 72 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira. Espinosa foi atleta do CRB nos anos 70 e com a camisa do Galo se consagrou campeão Alagoano em 1976.
Valdir Espinosa foi lateral-direito com passagens em diversos clubes do futebol brasileiro. Como treinador, teve seu auge com a conquista do mundial de clubes pelo Grêmio em 1981 e ao encerrar um longo jejum do Botafogo em 1987.
Além da excelência que marcou todos os cargos que ocupou no futebol, Valdir Espinosa sempre foi uma das pessoas mais carismáticas e queridas do esporte em nosso País.
Neste momento de profunda dor e saudade, toda Nação Regatiana se une em orações com familiares e amigos do inesquecível Valdir Espinosa''.
CSA
''Com muito pesar que o Centro Sportivo Alagoano lamenta o falecimento do técnico Valdir Espinosa, aos 72 anos, nesta quinta-feira (27). Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa, natural de Porto Alegre-RS, foi jogador do Azulão na década de 70. A Diretoria Azulina, em nome de todos os colaboradores e seus torcedores, presta condolências aos familiares e amigos neste momento difícil''.
Fortaleza
O Fortaleza Esporte Clube lamenta profundamente a morte de Valdir Espinosa, treinador tricolor na série A de 2005. Que Deus conforte os familiares e amigos. Descanse em paz. ?
— Fortaleza Esporte Clube ?? (@FortalezaEC) February 27, 2020
Vitória
LUTO
O Esporte Clube Vitória solidariza-se com a dor dos familiares e amigos de Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa (72 anos), que faleceu hoje (27).
Espinosa teve passagem relevante pelo Vitória, como jogador entre os anos de 1977 e 78, e como técnico em 2001.
? Eduardo Moura/GE pic.twitter.com/AJVUiT26pI
— EC Vitória (@ECVitoria) February 27, 2020