publicidade
19/02/20
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bicampeonato Brasileiro do Bahia completa 31 anos

19 / fev
Publicado por Manuel Dias em Copa do Nordeste 2020 às 17:02

Há exatos 31 anos, no dia 19/02/1989, o Bahia conquistava o segundo título do Campeonato Brasileiro, na qual muitos torcedores ainda se emocionam com a bela campanha do clube.

O primeiro título do Campeonato Brasileiro foi em 1959, contra a poderosa equipe do Santos, de Pelé e companhia, ficando marcado na história. O segundo foi de muita entrega e apoio da torcida. Com um futebol de muita alegria, intensidade e garra, sob o comando de Bobô e Ronaldo, chamou a atenção de todo público brasileiro.

Internacional 0 x 0 Bahia

Na época, a final do Brasileiro era dividida em dois jogos. O primeiro aconteceu em 15/02/1989, no Estádio Octávio Mangabeira, atualmente conhecido por Arena Fonte Nova, e o tricolor saiu na vantagem por 2 a 1. Bobô marcou duas vezes para os donos da casa e Leomir diminuiu a vantagem adversária. A partida do bi contou com um público de 79.598 pessoas, aconteceu no Estádio do Beira Rio, casa do Internacional, comandado por Abel Braga, que desfrutava de um excelente elenco. Apesar do jogo ser complicado, o Esquadrão de Aço mostrou para todos o seu poder tático e ensinou aos colorados como era jogar bola e arrancou um empate por 0 a 0, confirmando o título para a alegria e felicidade geral da nação tricolor.

As escalações dos clubes eram:

BAHIA : Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir (Newmar) e Paulo Róbson; Paulo Rodrigues, Gil Sergipano e Bobô (Osmar); Zé Carlos, Marquinhos e Charles. Técnico: Evaristo de Macedo.

INTERNACIONAL : Taffarel, Luís Carlos Winck, Norton, Aguirregaray e Casemiro; Norberto, Luís Fernando e Luís Carlos Martins; Maurício (Hêider), Nílson e Edu Lima (Diego Aguirre). Técnico: Abel Braga.

História

Além de dois Campeonatos Brasileiros, o Tricolor de Aço possui três Copas do Nordeste, sete regionais e 48 Campeonatos Baianos.

Na Copa do Nordeste o time é bastante respeitado, possuindo três títulos. Seu primeiro título, em 2001, foi contra o Sport, onde venceu o Leão por 3 a 1. O segundo e consecutivo troféu do tricolor foi em 2002, no Clássico Ba-Vi, ganhando o primeiro jogo por 3 a 1 e empatando no segundo por 2 a 2. Após 15 anos de seca, de títulos pela competição, em 2017, o Bahia levantou pela terceira vez a Orelhuda, em jogo que foi disputado contra um adversário conhecido – o Sport, que perdeu para o time baiano na final novamente, assim como ocorreu em 2001. O placar foi de 2 a 1.

 

 


FECHAR