publicidade
11/12/19
Aluna da rede estadual de Sergipe enfrentou várias adversidades na busca pelo sonho de concluir o ensino médio. Foto: Maria Odília/Seduc/Divulgação
Aluna da rede estadual de Sergipe enfrentou várias adversidades na busca pelo sonho de concluir o ensino médio. Foto: Maria Odília/Seduc/Divulgação

Mulher realiza sonho e conclui ensino médio aos 80 anos: ‘Meu marido não queria que eu estudasse’

11 / dez
Publicado por Rafael Santos em Nacional às 15:12

Infelizmente, o lado triste da história de Maria de Lourdes Santos Silva, 80 anos, é mais comum do que se imagina. Nascida no alto sertão sergipano, a costureira saiu do município de Nossa Senhora de Lourdes, aos 35 anos, para tentar realizar seus sonhos em Aracaju. O que ela não esperava é que o machismo e os padrões impostos pela sociedade iriam limitar suas ações.

Mesmo após sair da sua cidade de origem, onde as únicas opções eram na lavoura ou ser dona de casa, ela se deparou com um obstáculo ainda maior, que não permitiu a realização de um dos seus sonhos. “Meu marido não queria que eu estudasse. No começo foi muito difícil, porque tinha que me dedicar somente ao trabalho de casa e às costuras que eu fazia por fora, a fim de ajudar nas despesas”, lembra a costureira em entrevista à Secretaria de Educação de Sergipe.

Leia também

Conheça Camila Pontes e sua história com a maternidade | Beleza Brasileira

Beleza Brasileira: conheça Bárbara Barros e seus trabalhos sociais

Beleza Brasileira: conheça a história de Luma, professora de judô que leva esporte para pessoas com deficiência cognitiva

Sem poder estudar para concluir o ensino regular, Maria de Lourdes buscou uma forma de se profissionalizar em um curso de corte e costura. “Tudo que eu tinha era minha profissão. Mas fui em busca de mais porque o estudo é essencial hoje em dia”, afirma.

Com o passar dos anos, o sonho de concluir o ensino médio voltou à tona e, mesmo contra a vontade do marido, ela se matriculou em uma escola municipal em Aracaju. Um ano depois, ele ingressou no ensino médio, na rede estadual de ensino.

Realização do sonho

Matriculada na Escola Estadual Francisco Rosa, em Aracaju, Maria de Lourdes está bem próxima de realizar seu grande sonho. “Vivi 80 anos presa. Agora estou livre e no paraíso”, desabafou a costureira, prestes a completar 81 anos de idade. Agora, Maria de Lourdes já tem outras metas pela frente, entre elas planeja conhecer o Rio de Janeiro, São Paulo, além de rever os familiares em Nossa Senhora de Lourdes.


FECHAR