#SOSNordeste: times nordestinos chamam atenção para desastre ambiental na região atingida por óleo
Após o Bahia divulgar um manifesto chamando a atenção das autoridades para o grave cenário no litoral nordestino, que vem tendo sua fauna e praias afetadas com óleo ainda de origem desconhecida desde o início de setembro, outros clubes da região também se mobilizaram para alertar o mundo. Ceará, Sport, CSA, CRB, Fortaleza e Vitória foram alguns dos times que aderiram à campanha #SOSNordeste.
A partida entre Bahia e Ceará marcou o início das ações dentro de campo. Enquanto o Bahia jogou com as camisas 'manchadas de óleo', os jogadores do Ceará entraram em campo com luvas pretas e punhos serrados na hora do hino, em referência ao triste episódio de vazamento de óleo que atinge as praias do Nordeste.
Siga o SBT Nordeste no Instagram: @SBTNEOficial
??? A repercussão tá linda. Linda demais! Mas não ficaremos nisso. Camisas da ação serão leiloadas com renda revertida ao trabalho de limpeza das praias com manchas de óleo na Bahia #BBMP pic.twitter.com/EoxKIvhGk1
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) 20 de outubro de 2019
Na partida de hoje, nossos atletas entraram em campo com luvas pretas em referência ao episódio recente de vazamento de óleo nas praias do Nordeste. ??????
??
? Israel Simonton / https://t.co/pkR6Askrn8
??#CearáTimedoPovo | #BAHxCSC | #SOSNordeste pic.twitter.com/TCKoulfoas
— Ceará Sporting Club - Time do Povo (@CearaSC) 21 de outubro de 2019
Leia também
Óleo no Nordeste: influenciadores digitais cobram providências das autoridades
Bahia vai leiloar camisas com ‘manchas de óleo’ e doar dinheiro para limpeza das praias
Clubes nordestinos unidos
Na terça-feira (22), CSA, CRB, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória publicaram um manifesto em conjunto. Nas redes sociais, a publicação traz as hashtags #ClubesNordestinosUnidos e #SOSNordeste, além de uma mão suja de óleo e o mapa do nordeste ao centro. "O Nordeste está ainda mais unido contra o descaso que invade nossas praias. Manchamos nossas mãos, lamentamos pela vida marinha e pela beleza da nossa costa. Vimos o avanço com tristeza, mas não medimos esforços para salvar a natureza da nossa região. Essa é uma luta de todos", diz a legenda da publicação do Fortaleza.
O NE está ainda mais unido contra o descaso que invade nossas praias. Manchamos nossas mãos, lamentamos pela vida marinha e pela beleza da nossa costa. Não mediremos esforços para salvar a natureza da nossa região. Essa é uma luta de todos. #SOSNordeste #ClubesNordestinosUnidoS pic.twitter.com/79CpMLh83M
— Fortaleza Esporte Clube ?? (@FortalezaEC) October 21, 2019
Os jogadores do Sport, que entra em campo nesta quarta-feira (23), contra o Paraná, pela Série B do Brasileiro, entrarão em campo com os nomes das praias nordestinas que foram atingidas pelo óleo.
Também através das redes sociais, o Santa Cruz se manifestou e divulgou que a sede do clube é um dos pontos de arrecadação de equipamentos para ajudar a retirada do óleo das praias. "Tricolor, nosso litoral está sofrendo com o maior desastre ambiental de todos os tempos. Essa missão não se cumpre só. Estaremos arrecadando luvas de borracha, máscaras, sacos de lixos, bota PVC, água. Somos um ponto de arrecadação de donativos", diz a publicação.
Tricolor, nosso litoral está sofrendo com o maior desastre ambiental de todos os tempos. Essa missão não se cumpre só. Estaremos arrecadando luvas de borracha, máscaras, sacos de lixos, bota PVC, água. Somos um ponto de arrecadação de donativos.
Local: Sede
Horário: 8h às 18h. pic.twitter.com/UHdGpmwAcf
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) October 22, 2019
O Náutico aproveitou para chamar a torcida e incentivar outras pessoas ao voluntariado, estimulado que os alvirrubros se juntem aos grupos de pessoas que estão tirando o óleo das praias no braço. "Vamos nessa, alvirrubro. Seja voluntário, colabore com doações de equipamentos de proteção e água, estimule a participação de mais pessoas. Ser do Nordeste é assim: vitória na raça, dentro e fora de campo".
#ÓleoNão A gente sabe o que é lutar pra superar desafios. O nordestino sempre precisou enfrentar adversidades. Hoje estamos diante de um absurdo crime ambiental. Sem precedentes. Mas a gente vai vencer essa parada. + pic.twitter.com/3sObHjcoho
— Náutico (@nauticope) October 23, 2019