publicidade
18/10/19
(Foto: Reprodução/ Instagram/ @TGalhardo)
(Foto: Reprodução/ Instagram/ @TGalhardo)

Thiago Galhardo, do Ceará, relata caso de racismo em jogo contra o Santos

18 / out
Publicado por Letícia Saturnino em Futebol às 15:42

Na noite da última quinta-feira (17), o Ceará foi até o estado de São Paulo para enfrentar o Santos pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time cearense saiu derrotado de campo por 2×1, mas o que chamou atenção na partida foram ofensas racistas que o meio-campista Thiago Galhardo, do Ceará, relatou após o fim do duelo.

Em entrevista ao Esporte Interativo, Galhardo contou que torcedores do Santos estavam tentando menosprezar ele e seu colega de trabalho Fabinho, também atleta do Vozão, com xingamentos racistas e xenófobos. O atleta também disse que parte da torcida buscou rebaixar o estado do Ceará falando que o mesmo estava localizado na Região Norte do País.

Siga o SBT Nordeste no Instagram

“Eu acho que eles vêm ver o espetáculo, que foi bonito, e parabéns pela vitória do Santos. Mas querer menosprezar o Fabinho, menosprezar a mim, fazer ato de racismo para ele chamando de negão, vagabundo… Eu acho que o futebol perde sua essência. Brasileiro tem que se controlar mais. Não pode ter isso, o cara beber e, ao meu ver, ficar embriagado, xingar a gente… Acho que ele tinha que estudar um pouco mais, conhecer a geografia no Brasil. Falar que o Ceará joga no Norte, ou eu que não entendo muito, estudei de sacanagem”, desabafou Thiago Galhardo.

Em sua rede social, o atleta declarou via Instagram Stories. “Nunca deixe passar em branco! Somos todos iguais! Racismo é crime!”.

Leia mais: Número de feriados prolongados em 2020 será quase o dobro de 2019

Leia mais: Vídeo mostra objetos se movendo sozinhos em hospital do Ceará

Posição dos clubes

Nas redes sociais, o Ceará declarou que repudia atos como este e que está tomando as devidas providências. Confira a nota do time cearense. “O Ceará Sporting Club repudia os atos racistas e xenefóbicos, e se solidariza com os jogadores alvinegros. Sabemos que as atitudes de pessoas como essas não refletem o pensamento da massa santista e nem dos verdadeiso amantes do esporte. Que estes atos sejam extintos do futebol. Estamos tomando as devidas providências”, finalizou.

 

Momentos após o fim da partida, o Santos postou em suas redes sociais uma declaração sobre o caso. “Qualquer ato de preconceito e xenofobia é absolutamente repugnante e inaceitável. Diante dos relatos passados por alguns veículos de comunicação, o clube está investigando e irá tomar as providências cabíveis frente a quaisquer casos dessa natureza. O repúdio absoluto a atos de discriminação faz parte da identidade do Santos Futebol Clube”, disse o clube paulista.

 

Copa do Nordeste 2020

O Ceará é um dos 16 times confirmados da Copa do Nordeste 2020. Confira todos os detalhes do sorteio que definiu os grupos da próxima edição do regional:

Acompanhe o SBT Nordeste no YouTube 


FECHAR