publicidade
14/10/19
(Foto: Everest Imagens)
(Foto: Everest Imagens)

Barco pernambucano Patoruzú é o campeão da Refeno

14 / out
Publicado por Letícia Saturnino em Turismo às 18:26

O barco pernambucano Patoruzú foi o grande campeão da 31ª Regata Recife Fernando de Noronha (Refeno) na edição de 2019. A embarcação, que foi a campeã no ano passado, deixou o Marco Zero às 13h30 (do Recife) de sábado (12), e alcançou a Ponta da Sapata às 17h15, cruzando a linha de chegada às 18h15 (de Noronha) deste domingo (13), em grande comemoração dos sete tripulantes.

Foram 27 horas, 45 minutos e 35 segundos para completar o percurso da regata e ser o primeiro a avistar a linda paisagem da ilha, a uma velocidade entre 8 e 9 milhas por hora.

Leia mais: Vídeo mostra objetos se movendo sozinhos em hospital do Ceará

Leia mais: Santa Dulce dos Pobres é canonizada pelo papa Francisco

O Patoruzu foi seguido de perto pelo paulista Atrevida, um barco estreante apesar dos 96 anos de existência. O veleiro monocasco de São Paulo, fabricado nos EUA em 1923, largou no segundo grupo, às 12h30, liderando a corrida até a manhã do domingo, mas proa a proa com o concorrente. No fim da manhã, o Patoruzu assumiu a ponta e começou a se distanciar, vencendo por 17 milhas.

Este ano, a embarcação foi comandada por Higinio Marinsalta. Em 2018, no primeiro título, o comandante foi Higinio Filho, que fez parte da tripulação nesta edição. Logo após cruzar a linha de chegada, a emoção tomou conta do barco.

“Conseguimos assumir a ponta já de madrugada, mas tivemos problemas com uma peça que se soltou e caiu no mar. Tivemos que parar. Não tínhamos outra para repor e ficamos com medo de forçar e quebrar. Seguimos por quatro horas apenas com uma vela. Por isso algumas embarcações nos passaram, como o Atrevida. No meio da madrugada resolvemos arriscar e reassumimos a ponta”, comentou o tripulante Carlito Moura.

Com informações da assessoria do Cabanga Iate Clube.

 


FECHAR