publicidade
08/10/19
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Dia do Nordestino: internautas exaltam a região nas redes sociais

08 / out
Publicado por Letícia Saturnino em Nacional às 17:47

Pode ser novidade para alguns, para outros não. Mas no dia 8 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino em todo o Brasil. A data foi criada em tributo a cultura da região e toda a sua diversidade.

Conhecido por sua música, comidas típicas, praias exuberantes, dança, artesanato e seu povo apaixonado, o Nordeste brasileiro é, certamente, o xodó dos brasileiros.

Composta por nove estados, Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Piauí, Alagoas e Sergipe, o nordeste abriga um dos maiores arrecifes do mundo, no estado de Alagoas. São cerca de 130km de corais no litoral alagoano. Ao todo, o estado conta com 229km de praias. Também temos os famosos lençóis maranhenses, a famosa Porto de Galinhas e a Ilha de Fernando de Noronha, uma das mais famosas do mundo e destino certo de algumas celebridades do País.

Leia mais: São Paulo anuncia ‘maior Carnaval de rua’ e prefeituras do Nordeste respondem

Leia mais: Júnior Groovador tem participação icônica no The Noite, com Danilo Gentili; assista

Além de todas as belezas, temos o melhor carnaval do Brasil, com Recife, Olinda, Salvador, Fortaleza e João Pessoa – além de todas as outras capitais, claro – arrastando milhões de foliões todos os anos para as ruas. Recife, por exemplo, tem o maior bloco de rua do mundo. O Galo da Madrugada arrasta, em média, um milhão de foliões todo ano.

Não podemos esquecer, claro, do São João. As comidas típicas, a festa, dança, fogueira e muita comemoração são marca da região mais calorosa do Brasil. Temos as capitais do forró – Campina Grande e Caruaru – que todo ano arrastam, sempre, famílias inteiras que amam curtir a época do ano com a melhor gastronomia possível.

Repercussão nas redes sociais

Como bons cidadãos que são, os nordestinos não perdaram tempo e foram as redes sociais para expressar todo o seu amor pela região. Confira, abaixo, alguns tuítes sobre a data:

 

 

Origem

O dia do Nordestino foi criado em 2009, em homenagem aos 100 anos do poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré (1909-2002).

A data foi oficializada no estado de São Paulo com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009. O estado conta com a maior concentração de nordestinos fora da região, claro.


FECHAR