publicidade
25/09/19
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Entenda como funciona o sorteio da Copa do Nordeste

25 / set
Publicado por Letícia Saturnino em Copa do Nordeste 2020 às 18:34

Com o futebol do Nordeste mais forte, a Copa do Nordeste 2020 vem com a promessa de uma edição ainda mais competitiva, com grandes clássicos e jogos de tirar o fôlego. O sorteio que definirá os grupos da próxima edição será realizado nesta quinta-feira (26), em Aracaju, Sergipe.

Entenda, abaixo, como funciona a definição dos adversários que irão se enfrentar na competição. Para compreender melhor, veja como ficou a distribuição dos times nos potes.

Pote 1 – Bahia (15º), Sport (16º), Vitória (17º) e Ceará (23º)

Pote 2 – Santa Cruz (28º), CRB (32º), Fortaleza (33º) e Náutico (36º)

Pote 3 – ABC (43º), CSA (45º), Botafogo-PB (46º) e América-RN (49º)

Pote 4 – Confiança (53º), River (72º), Imperatriz (111º) e Frei Paulistano (-)

(Foto: Artes/ SBT Nordeste)

Leia mais: Mais competitiva do que nunca, Copa do Nordeste 2020 terá grupos definidos em sorteio nesta quinta

Passo a passo

 – Com os quatro potes já definidos, via ranking da CBF, o sorteador irá tirar o primeiro time. Iremos utilizar o Bahia como exemplo.

 – Retirado o primeiro clube, em seguida é definido, também via sorteio, em qual grupo ele estará (grupo A ou B). Supondo que o Bahia é o primeiro sorteado e vai para o grupo A, automaticamente o Vitória, que está no mesmo pote, vai para o grupo B, já que ambos os times são do mesmo estado e não podem estar no mesmo grupo.

A única exceção é o estado de Pernambuco, que conta com três representantes na Copa do Nordeste: Santa Cruz, Sport e Náutico. Por estarem mais bem posicionados no ranking da CBF, Santa Cruz e Sport obrigatoriamente terão que se enfrentar, ou seja, estarão em grupos diferentes, restando saber apenas quem o Náutico irá enfrentar.

3º – Assim, o sorteio seguirá, observando a regra de que times do mesmo estado não podem estar no mesmo grupo, para que sejam priorizados os clássicos logo na primeira fase.

 


FECHAR