#17M: Clubes nordestinos levantam a bandeira da luta contra a LGBTFobia
Dezessete de maio é marcado como o Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTFobia. Foi nessa data, em 1990, que a homossexualidade deixou de ser considerada doença e foi excluída da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Excluir o vinculo entre orientação sexual e distúrbio mental representou um significativo avanço para as pessoas LGBTs. A data passou a ser comemorada por ONGs e instituições privadas em vários países.
Clubes nordestinos aproveitaram o dia para reforçar a necessidade da luta diária contra o preconceito em todos ambientes, inclusive nos estádios de futebol. "Somos todos alvinegros. Mas hoje é dia de defender todas as cores. Belo é ter respeito", diz a publicação do finalista da Copa do Nordeste 2019, Botafogo-PB.
O Náutico também usou as redes sociais para se posicionar em favor da igualdade. "O futebol tem todas as cores. Por princípio, deve ser um lugar de luta, mas de respeito às diferenças. Que a torcida de todos seja por um mundo com mais tolerância. Todos os dias".
O futebol tem todas as cores. Por princípio, deve ser um lugar de luta, mas de respeito às diferenças. Que a torcida de todos seja por um mundo com mais tolerância. #futebolderespeito pic.twitter.com/dv76LarLKn
— Náutico (@nauticope) 17 de maio de 2019
Coleção especial
O Bahia foi mais além e aproveitou a data para lançar uma coleção em homenagem ao dia. A coleção 'Bahia Clube do Povo' terá camisas para "abraçar a pluralidade de nossa torcida".
Vem aí a coleção #BahiaClubeDoPovo, com camisas pra abraçar a pluralidade de nossa torcida. Em homenagem à data da hoje, o Esquadrão lança a 1ª delas.
O Dia Internacional de Combate à #LGBTfobia marca a extinção do termo "distúrbios de sexualidade" como doença na OMS. #BBMP pic.twitter.com/rhOVWgVu0h
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) 17 de maio de 2019