publicidade
21/10/19
Uma das iguarias a base de cacto provadas por Danilo Gentili foi a cerveja. Foto: Beatriz Nadler/SBT
Uma das iguarias a base de cacto provadas por Danilo Gentili foi a cerveja. Foto: Beatriz Nadler/SBT

Chef do Sertão leva culinária à base de cacto ao The Noite desta segunda (21)

21 / out
Publicado por Rafael Santos em Nacional às 17:24

Nesta segunda-feira (21), o The Noite, com Danilo Gentili, vai receber um cabra pra lá de especial. O chef de cozinha alagoano, Timóteo Domingos, conhecido como Chef do Sertão, vai levar a culinária à base de cacto ao programa. O cozinheiro é o fundador do projeto Gastrotinga, que busca valorizar a agricultura e ingredientes provenientes da caatinga e leva-los para restaurantes de todo o país.

Siga o SBT Nordeste no Instagram

Na entrevista, Timóteo fala sobre as propriedades benéficas do cacto dentro da alimentação e lamenta o enorme potencial desperdiçado com a falta de interesse do mercado pelo bioma brasileiro: “No Nordeste nós temos uma uma enorme diversidade de cactos, todos eles possuem um potencial nutritivo imensurável, existem diversos estudos que comprovam o valor nutricional do cacto […] O problema é que não se vê a caatinga como um bioma que possa ser aproveitado, apenas como uma mata branca e seca”, diz o chef.

Leia também

Júnior Groovador tem participação icônica no The Noite, com Danilo Gentili; assista

Sucesso na internet, Charlles e Tiringa são entrevistados no The Noite; assista

Timóteo trará detalhes também do seu livro ‘O Chef do Sertão – Reinventando o Sertão’ e comenta o que pretende com a obra: “Meu objetivo com esse livro é mostrar que o problema do nordeste não é a falta d’água, o problema é a falta de tecnologia para melhor utilização dela […] Falta conhecimento para aproveitar a água que temos nos pequenos períodos de chuva, para mostrar que é com as plantas nativas que nós vamos ter um avanço maior integrado com o meio ambiente”. Danilo prova alguns pratos e bebidas preparados à base da planta, como alguns doces e cerveja artesanal, além de preparar com Timóteo um ceviche com cacto.

Confira como foi a participação de Timóteo no The Noite:

Outro Nordestino que brilhou no The Noite foi Júnior Groovador. Confira a participação do músico no programa:


FECHAR