publicidade
21/10/19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Bahia vai leiloar camisas com ‘manchas de óleo’ e doar dinheiro para limpeza das praias

21 / out
Publicado por Rafael Santos em Copa do Nordeste 2020 às 13:42

Nesse domingo (20), o Bahia divulgou um manifesto (veja na íntegra no final dessa matéria) para chamar a atenção das autoridades quanto as manchas de petróleo que, desde do início de setembro, estão poluindo o litoral dos 9 estados nordestinos. Além do posicionamento, feito através do site oficial do clube, o Bahia mostrou ainda uma edição especial das camisas que serão utilizadas pelos jogadores nesta segunda-feira (21), em partida válida pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, contra o Ceará.

Siga o SBT Nordeste no Instagram

Algumas horas após a divulgação da edição especial do manto tricolor, mais um golaço do Esquadrão: o time vai leiloar as camisas com ‘manchas de óleo’ e a renda arrecadada será revertida para o trabalho de limpeza das praias atingidas pelo óleo na Bahia. “A repercussão tá linda. Linda demais! Mas não ficaremos nisso. Camisas da ação serão leiloadas com renda revertida ao trabalho de limpeza das praias com manchas de óleo na Bahia”, diz a publicação.

Leia também

Criticando a violência no futebol, Bahia lança camisa especial camuflada

Bahia lança concurso para torcedor criar camisas casuais do clube

Repercussão

De acordo com o clube, a publicação com a camisa ‘manchada de óleo’ se tornou a recordista em número de curtidas na história do perfil. “[Foram] (+ de 130 mil) e ganhamos quase 10 mil novos seguidores em 24h. Sejam todas e todos muito bem-vindos. Esse é o Esporte Clube Bahia”, diz um trecho da publicação de agradecimento pela repercussão nas redes sociais.

Em outro trecho, o clube mostra que, diferente do que muitos dizem, não é só futebol: “O futebol é um canal que pode servir pra acentuar o que há de pior na nossa sociedade, como o racismo, as agressões, a violência e a intolerância, mas também pode servir de uma forma diferente – para espalhar cultura, afeto, sensibilidade e melhoria das relações humanas. Entre o ódio e o amor, escolhemos usar nossa visibilidade para o amor”, finaliza.

Manifesto

Intitulado ‘SOS Praia’, o  manifesto tricolor faz duras críticas ao grave crime ambiental que foi cometido no litoral nordestino. Confira a íntegra:

O problema é seu. O problema é nosso.

Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?

O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.

É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.

Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural”.


FECHAR