publicidade
19/06/19
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Cinco coisas que só o São João do Nordeste tem

19 / jun
Publicado por Letícia Saturnino em São João da Tradição às 14:00

São João tá batendo na porta e fica aquele questionamento: o que faz o São João do Nordeste ser tão único? São as músicas tradicionais? As capitais do forró, como Caruaru e Campina Grande? A gastronomia única? As fogueiras? A tradicional roupa xadrez?

Bom, são muitas as possibilidades. Pensando nisso, o SBT Nordeste montou uma lista que todo nordestino vai ter orgulho em falar quando for perguntado sobre o São João: cinco coisas que só o São João da nossa terra tem. Pode até ser que você encontre as coisas que são citadas abaixo em outras regiões, mas tudo que é daqui tem um gostinho diferente, né?

Leia mais: Veja dez lugares para curtir o São João no Nordeste

Leia mais: São João da Tradição: santos que carregam a fé do povo

1 – Comidas típicas

Ok, pode até ser que em outros lugares existam as mesmas comidas que aqui são tradicionais. Mas vamos combinar que nada chega aos pés do nosso tempero único, né? Parece que tudo que é feito aqui tem um gosto especial: a pamonha, canjica, bolo de milho e o pé de moleque são apenas algumas dessas guloseimas que só o nordestino sabe fazer com maestria.

2 – Fogueiras

Muita gente não gosta delas – vamos combinar que a fumaça às vezes pode ser um pouco incômoda, né? – mas o que seria do São João sem as tradicionais fogueiras? Elas são símbolo do festejo junino, onde toda a família se reúne para assar milho em frente delas ou apenas para se aquecer no frio de junho e jogar conversa fora com quem amamos. Aqui no nordeste, a fogueira tem lugar garantido na frente das casas. E no coração de quem reside nelas.

3 – Forró

Essa é inegável. Só o nordeste tem o bom e velho forró. Aquele que a gente dança agarradinho e que, só de ouvir o toque, o corpo já começa a balançar sozinho. Embalados pelo som de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Flávio José, os festejos juninos são marcados por esse ritmo que, com certeza, é a cara do nosso nordeste.

4 – Roupa xadrez

Quando se fala em roupa tradicional de São João, não dá para pensar em outra que não seja o bom e velho xadrez, não é mesmo? E não só o xadrez: as roupas de chita, o chapéu de palha e as fitas no cabelo também fazem parte da tradição. E as combinações são muitas. É só deixar a criatividade fluir e aproveitar a época!

5 – Simpatias juninas

Qual nordestino nunca apelou para uma boa e velha simpatia para conseguir algo, não é mesmo? E no São João não poderia ser diferente. As simpatias juninas são ainda mais fortes nessa época do ano. E os ”pedidos” são dos mais variados: vão desde faca na bananeira para mostrar o nome do futuro amado até deixar Santo Antônio de cabeça para baixo num copo d’água para conseguir um marido.


FECHAR